Brasil e Bolívia firmam acordo para fortalecer criação da raça Nelore
Foto: Divulgação / Nelore Heringer

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu) oficializaram, no último dia 25 de junho, um Protocolo de Cooperação para valorizar e aprimorar geneticamente a raça Nelore — incluindo as variedades Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens — nos dois países.
Anúncio
Pelo acordo, fica garantido o reconhecimento mútuo da participação de criadores, expositores, matrizes, reprodutores e animais em exposições oficiais e nos rankings de cada associação. Assim, animais brasileiros poderão participar de exposições na Bolívia, e vice-versa, atendendo às exigências dos regulamentos locais.
As duas entidades também se comprometeram a harmonizar critérios técnicos e regulamentos de avaliação, respeitando as particularidades de cada país.
Anúncio
Para o presidente da ACNB, Victor Paulo Silva Miranda, o acordo amplia as fronteiras da seleção e promoção do Nelore, incentiva o intercâmbio genético e fortalece a integração entre os criadores. Já o presidente da Asocebu, Marcelo Muñoz Añez, reforça que a iniciativa consolida os laços de cooperação técnica e contribui para o desenvolvimento da raça nos dois países.
O protocolo entrou em vigor em 9 de junho e permanecerá válido por tempo indeterminado.
Fonte: Texto Comunicação Corporativa
Anúncio
Anúncio