Vacas que custam mais de R$ 200 mil estarão em concurso capixaba na Festa da Banana e do Leite
Fotos: Clóvis Rangel

Vacas tratadas como verdadeiras rainhas, com alimentação balanceada, banhos de sol, repouso após as refeições e acompanhamento especializado em nutrição animal, estarão reunidas no tradicional Concurso de Gado Leiteiro da 50ª Festa da Banana e do Concurso de Leite de Alfredo Chaves, nas montanhas do Espírito Santo. Os dois eventos começam na próxima quarta-feira (23), e seguem até domingo (27), no parque de exposições da cidade, com entrada gratuita.
Anúncio
Reconhecidas pela alta produtividade e pelo desempenho nas competições, algumas dessas campeãs são consideradas de alta padrão e chegam a valer mais de R$ 200 mil. Um dos destaques deste ano é a vaca Samanta, considerada uma das favoritas ao título. A veterana já acumula premiações em edições anteriores do concurso e retorna à arena com grandes expectativas.
Samanta segue uma dieta rigorosa, baseada em feno, rações com alto teor de proteínas e probióticos, além de receber banhos de sol diários e cuidados específicos que garantem seu desempenho superior.
Anúncio
Graças a essa rotina, ela produz em média 30 litros de leite por dia. O número impressiona ainda mais quando comparado à média da raça Girolando, que varia entre 12 e 15 litros diários.
O animal faz parte de um rebanho com 20 vacas, criado no Sítio Conquista, propriedade do pecuarista Arildo Natal, de 57 anos, localizada na comunidade de São João de Crubixá, zona rural de Alfredo Chaves.
Para Arildo, o segredo está no cuidado diário com cada animal. “A gente trata com muito carinho. Aqui elas comem bem, descansam, tomam sol e têm acompanhamento constante. Isso faz toda a diferença na produção. A Samanta é como da família para gente”, afirma o criador.
O Concurso de Gado Leiteiro da Festa da Banana é uma realização da Prefeitura de Alfredo Chaves, da Coopbenevente, da Cooperativa de Laticínios de Alfredo Chaves, do Incaper e comércio local.

Segundo o presidente da Coopbenevente e médico veterinário, Leone Bull, 34 anos, o evento valoriza a produção leiteira local e incentiva boas práticas na pecuária. “Mais do que premiar os melhores animais, o concurso é uma vitrine do trabalho sério dos nossos produtores. É uma oportunidade de trocar experiências, incentivar a melhoria genética e fortalecer a cadeia produtiva do leite na nossa região”, destaca.
Prefeito de Alfredo Chaves, Hugo Meneguel ressalta a importância histórica da edição deste ano e o papel da Festa da Banana e do Leite no fortalecimento do setor rural. “Chegar à 50ª edição mostra a força da nossa agricultura familiar e o quanto o concurso se consolidou como uma tradição no município. Temos orgulho de valorizar os produtores que fazem da pecuária leiteira uma referência em qualidade e dedicação”, finaliza.
Texto: Clóvis Rangel
Anúncio
Anúncio