Pré-estreia do documentário Marisqueiras destaca trabalho ancestral em Porto de Santana

O trabalho ancestral das marisqueiras de Porto de Santana, em Cariacica, será exibido na tela do Cine Metrópolis, na Ufes, nesta terça-feira (29), às 19h. O curta-documentário Marisqueiras, dirigido por Jéssica Sampaio, terá pré-estreia gratuita e aberta ao público, seguida de uma conversa com as pescadoras retratadas e com a equipe do filme.
A produção, financiada pela Lei Paulo Gustavo, acompanha a rotina de cinco mulheres negras – Cintia Campos, Karollaine da Silva, Maria Vieira, Olívia Sardanha e Rosineia Vieira – que vivem da pesca artesanal de mariscos no Rio Santa Maria da Vitória, que corta cidades como Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Cariacica, Vitória e Serra. O documentário revela a luta por reconhecimento e melhores condições de trabalho, preservando saberes transmitidos por gerações.
Anúncio
Para a diretora, o curta é uma forma de valorizar o ofício invisibilizado dessas trabalhadoras. “Apesar da precarização, há beleza e ancestralidade nos quintais e varandas onde elas produzem, como no forno da Dona Olívia”, ressalta Jéssica Sampaio, que é mestranda em Comunicação e Territorialidades pela Ufes e tem se dedicado ao estudo de raça e gênero.
A escolha por Porto de Santana reflete a relação da cineasta com Cariacica, sua cidade natal. “Sempre busco narrar a história dos territórios marginalizados da Grande Vitória, e as marisqueiras são parte dessa memória coletiva”, explica.
Anúncio
Fonte: Ufes
Anúncio
Anúncio