Leilão destina R$ 30 bilhões para recuperar 40 milhões de hectares no Brasil
Foto: Freepik

O segundo leilão do Eco Invest Brasil superou expectativas e garantiu cerca de R$ 30 bilhões para financiar a primeira fase do Programa Caminho Verde Brasil, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O objetivo é restaurar 40 milhões de hectares de áreas degradadas nos próximos dez anos, transformando-os em sistemas produtivos sustentáveis.
Anúncio
O programa busca aliar recuperação ambiental e aumento da produtividade agropecuária, promovendo práticas sustentáveis como desmatamento zero durante o financiamento e balanço de carbono positivo. A primeira etapa do leilão já garantiu o compromisso de dez bancos na recuperação de pelo menos 1,4 milhão de hectares.
A expectativa é que a restauração contribua para expandir a produção de alimentos certificados, abrir novos mercados para exportação e preservar matas nativas. Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a recuperação dessa área poderá remover cerca de 19,5 milhões de toneladas de CO₂ por ano e evitar o desmatamento de 140 mil hectares.
Anúncio
Além de crédito com juros abaixo do mercado, o Caminho Verde Brasil reforça a posição estratégica do país na agenda global de segurança alimentar, biodiversidade e transição energética. A proposta é mobilizar investidores nacionais e estrangeiros para financiar as próximas fases do programa, com instrumentos como contratos de equity e barter.
No Brasil, aproximadamente 100 milhões de hectares usados pela agropecuária apresentam algum nível de degradação, sendo que 40 milhões têm alto potencial produtivo. Recuperar essas terras de forma sustentável é a meta central do Caminho Verde Brasil, que integra órgãos governamentais, setor privado, agricultura familiar e comunidades tradicionais para transformar o cenário do agro nacional.
Fonte: Mapa
Anúncio
Anúncio