Café arábica de Nova Alta Paulista recebe Indicação Geográfica

Foto: Julio Huber

Reconhecimento do INPI, com apoio do Sebrae, valoriza os pequenos produtores e impulsiona o turismo na região

O Café Arábica da região de Nova Alta Paulista, no oeste de São Paulo, acaba de conquistar a 143ª Indicação Geográfica (IG) do Brasil, concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O registro, na categoria Indicação de Procedência (IP), reconhece oficialmente a tradição e a reputação da região na produção de cafés de alta qualidade.

Anúncio

Com o selo, o produto ganha mais visibilidade e valor agregado, destacando as características únicas do terroir paulista — como clima, solo e saberes locais. A conquista é fruto de um trabalho coletivo que envolveu mais de 1.200 produtores de café distribuídos em 30 municípios, com apoio técnico e institucional do Sebrae.

Para a coordenadora de Tecnologias Portadoras de Futuro da Unidade de Inovação do Sebrae, Hulda Giesbrecht, o registro representa muito mais que um título. “É um incentivo para o desenvolvimento local e regional de toda a cadeia produtiva e um elemento estratégico para o turismo”, destaca.

Anúncio

O Sebrae participa de todas as etapas do processo de reconhecimento de IGs, oferecendo capacitação, estruturação da governança e apoio técnico aos pequenos produtores. O resultado é um aumento significativo na valorização dos produtos: em alguns casos, o preço pode subir até 300% após o registro.

Em setembro, por exemplo, as rendas de bilro de Aquiraz (CE) receberam a 142ª Indicação Geográfica brasileira, também na categoria Indicação de Procedência, reforçando o avanço do país no reconhecimento de produtos ligados à identidade regional.

O que é uma Indicação Geográfica

As Indicações Geográficas (IGs) são reconhecimentos oficiais que destacam a origem e a reputação de um produto ou serviço vinculado a um território. No Brasil, elas se dividem em duas categorias:

  • Indicação de Procedência (IP): identifica regiões conhecidas pela produção, fabricação ou extração de determinado produto.
  • Denominação de Origem (DO): exige que as características e qualidades do produto estejam diretamente relacionadas ao ambiente geográfico, incluindo fatores naturais e humanos.

Com a nova certificação, o Café Arábica de Nova Alta Paulista se junta a uma lista crescente de produtos que traduzem a diversidade, a qualidade e o valor da produção brasileira — da roça à mesa.

Fonte: Sebrae

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Revista Negócio Rural conquista 1º e 2º lugares no Prêmio Cafés do Brasil em Brasília

Fotos: Robson Cesco A noite desta quarta-feira (3), em Brasília, foi histórica para ...

Mercado de máquinas projeta crescimento até 2027

O mercado brasileiro de máquinas e equipamentos segue com projeções positivas para os ...

Como ajustar a irrigação no período de chuvas e evitar desperdícios no campo

Foto: Freepik Quando as primeiras nuvens escuras aparecem no horizonte, o produtor já ...

Turismo capixaba ganha impulso com crédito de até R$ 300 mil do Bandes

Foto: Divulgação Setur/ES Para impulsionar o turismo capixaba e fortalecer os pequenos negócios ...

Programa ‘Na Trilha das Meliponas’ amplia preservação de abelhas nativas no ES

Foto: Instituto Terra Brasilis / Divulgação Foi publicada a Portaria Conjunta Seama/Iema nº ...