CNA e Faes realizam mutirões de renegociação de dívidas rurais no Espírito Santo
Foto: Reprodução / CNA

A rodada informativa sobre renegociação de dívidas rurais promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) já começou no Espírito Santo. A iniciativa, realizada em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), sindicatos rurais e o Banco do Nordeste (BNB), tem o objetivo de orientar produtores sobre as condições e benefícios oferecidos pelos programas de regularização de débitos.
Anúncio
Os encontros são voltados a produtores com operações de crédito rural contratadas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), abrangendo municípios capixabas que integram a área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
Ao todo, serão 63 mutirões em nove estados brasileiros, com base nas condições previstas nas leis 14.166/2021 e 13.340/2016, além do Decreto 12.381/2025 (Desenrola Rural). Os descontos podem chegar a até 95% do valor da dívida, dependendo do porte do produtor, da localização do empreendimento e do tipo de renegociação — quitação ou parcelamento.
Anúncio
O prazo para adesão à lei nº 13.340/2016 e ao Desenrola Rural termina em 31 de dezembro de 2025. Já a lei nº 14.166/2021 segue válida até 24 de abril de 2028, por isso é importante que os produtores interessados busquem atendimento antes do encerramento do programa.
Depois da abertura em Pancas, realizada na última quinta-feira (16), a rodada seguiu na sexta-feira (17), em Montanha, e nas próximas semanas em outros municípios capixabas:
📍 São Mateus — quarta-feira, 22/10, às 8h
Abrangentes: São Mateus, Jaguaré, Pedro Canário e Conceição da Barra.
📍 Linhares — quinta-feira, 23/10, às 8h
Abrangentes: Linhares, Rio Bananal e Sooretama.
📍 Nova Venécia — terça-feira, 28/10, às 13h
Abrangentes: Nova Venécia, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Vila Pavão, Vila Valério, Ecoporanga e São Gabriel da Palha.
A ação faz parte de uma mobilização nacional da CNA para facilitar o acesso dos produtores rurais à renegociação de dívidas do FNE e garantir que mais famílias possam regularizar sua situação financeira com descontos expressivos e condições especiais.
Fonte: Faes/Senar-ES
Anúncio
Anúncio