Superintendente do Sebrae/ES afirma que o fortalecimento da governança e a integração impulsionam o turismo capixaba

Foto: Sebrae/ES

O fortalecimento da governança e a integração entre os diversos atores do setor foram apontados como pilares para o desenvolvimento sustentável do turismo capixaba durante o 2º Seminário Tendências e Oportunidades no Turismo, promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES). Realizado na última terça-feira (21), o evento reuniu especialistas e gestores de diferentes regiões do país para discutir boas práticas, inovação e oportunidades no mercado turístico.

Anúncio

A programação incluiu a formatura da turma do projeto Acelera Guias de Turismo, capacitação promovida pelo Sebrae/ES voltada ao aprimoramento profissional de guias e condutores de turismo, reforçando o compromisso da instituição com a qualificação da mão de obra e o fortalecimento do setor no estado.

Durante a abertura, o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou que a atuação integrada é o diferencial que tem garantido avanços concretos no turismo capixaba. “O Sebrae tem mais de 60 funcionários no fomento ao turismo capixaba. Além disso, estamos fortalecendo nossa governança com o apoio do Comitê Estratégico de Turismo e parceiros como o Aeroporto de Vitória, administrado pela Zurich. Entendemos que precisamos estar juntos para traçar com clareza nossos objetivos”, afirmou.

Anúncio

Rigo ressaltou ainda que a governança foi eleita como o principal eixo estratégico do Sebrae/ES para sustentar o crescimento do setor. “O Sebrae elegeu a governança como o pilar que vai sustentar esse movimento daqui para frente. Somente ela assegura que as políticas públicas traçadas hoje possam se manter ao longo do tempo, independentemente de gestões”, reforçou.

Os resultados, segundo Rigo, já são visíveis. Em 15 meses, o número de pequenas empresas ligadas ao turismo cresceu 23%, alcançando mais de 15 mil negócios ativos, de acordo com dados da Receita Federal. “O turismo está gerando cerca de 6 mil empregos para os capixabas. Os números não mentem: nosso estado está no caminho certo”.

Casos de sucesso e lições de governança

O painel Governança Turística na Prática reuniu nomes de referência no setor, como Enzo Arns, ex-presidente do Conselho da GramadoTur; e Ítalo Mendes, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Grão Mogol (MG). Arns destacou que o Espírito Santo deve ser promovido como um todo coeso, comparando o estado a “um grande shopping center”. Ele também apresentou exemplos inspiradores de Gramado, Monte Verde e Capitólio, cidades que se reinventaram a partir de modelos sólidos de governança e articulação público-privada.

Ítalo Mendes compartilhou o caso de Grão Mogol, município mineiro que transformou sua realidade econômica em apenas quatro anos, alcançando 100% de ocupação hoteleira e crescimento de mais de 35% nos empregos. O exemplo reforçou que a organização e a união de esforços locais podem impulsionar destinos turísticos, mesmo com recursos limitados.

Mercado e oportunidades

No painel Arranjo de Mercado e Tendências na Comercialização do Turismo Brasileiro, o empresário Adonai Arruda Filho, presidente da BWT Operadora e do Trem do Sul, apresentou cases de sucesso de sua empresa, incluindo o Serra Verde Express, que oferece roteiros ferroviários entre o Paraná e Santa Catarina. Ele também destacou o projeto Trem das Montanhas Capixabas, uma iniciativa em parceria com o Governo do Espírito Santo, que propõe o retorno das viagens de trem entre Viana e Marechal Floriano, passando por Domingos Martins, em um percurso de 50 km.

O projeto, que funcionou entre 2010 e 2015, tem potencial para impulsionar o turismo regional, especialmente em feriados e finais de semana, quando a taxa de ocupação chegou a 94%. Entre os desafios para a retomada estão a reforma da linha férrea. O empresário ressaltou as belezas naturais como ponto forte do Espírito Santo, mas destacou a necessidade de aprimorar a infraestrutura e equipamentos turísticos para garantir uma operação sustentável e de qualidade.

Turismo como motor de desenvolvimento

No painel O Turismo como Motor de Desenvolvimento Econômico, Adriana Merjann, CEO da Bonito Way, enfatizou a importância da qualidade e da autenticidade na oferta de experiências. “O turista quer viver algo verdadeiro, e o Espírito Santo já tem essa autenticidade”, disse.

A guia Maria José Carvalho, de Brasília, complementou com o exemplo do projeto Café com História, que alia turismo cultural e experiências sensoriais, aproximando o visitante das narrativas locais.

O seminário reforçou o papel do Sebrae/ES como articulador do desenvolvimento do turismo capixaba, com foco na capacitação de empreendedores, promoção de destinos e fortalecimento das governanças regionais.

Texto: Ludmila Azevedo/Sebrae/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Revista Negócio Rural conquista 1º e 2º lugares no Prêmio Cafés do Brasil em Brasília

Fotos: Robson Cesco A noite desta quarta-feira (3), em Brasília, foi histórica para ...

Mercado de máquinas projeta crescimento até 2027

O mercado brasileiro de máquinas e equipamentos segue com projeções positivas para os ...

Como ajustar a irrigação no período de chuvas e evitar desperdícios no campo

Foto: Freepik Quando as primeiras nuvens escuras aparecem no horizonte, o produtor já ...

Turismo capixaba ganha impulso com crédito de até R$ 300 mil do Bandes

Foto: Divulgação Setur/ES Para impulsionar o turismo capixaba e fortalecer os pequenos negócios ...

Programa ‘Na Trilha das Meliponas’ amplia preservação de abelhas nativas no ES

Foto: Instituto Terra Brasilis / Divulgação Foi publicada a Portaria Conjunta Seama/Iema nº ...