Novembro com previsão de chuva acima da média em regiões brasileiras
Imagens: Climatempo

Com a formação do fenômeno La Niña, que está sendo observado no oceano Pacífico Equatorial, a passagem de frentes frias pelo Sul e Sudeste do Brasil ganham mais força. De acordo com a Climatempo, algumas delas vão trazer ar frio de origem polar com intensidade suficiente para causar resfriamento atípico em áreas do centro-sul do país.
Anúncio
O La Niña também facilita a formação dos corredores de umidade, que trazem o ar úmido do Norte para o Centro-Oeste e para o Sudeste do país. Durante o mês de novembro, há chance de formação de pelo menos um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), fenômeno que gera grande quantidade de chuva por vários dias consecutivos em áreas do Norte, do Centro-Oeste, do Sudeste e de parte do Nordeste.
A previsão, segundo a Climatempo, é que o mês de novembro terá muita chuva para o Brasil. O volume de precipitação acumulado no mês deve ficar um pouco acima da média no Paraná, na região Sudeste, em praticamente todo o Centro-Oeste, em grande parte da Bahia, no extremo norte do Brasil e sobre a maioria das áreas do Amazonas. São esperados grandes volumes de chuva na região de Belo Horizonte e de Brasília, que podem totalizar pelo menos 300 milímetros acumulados no decorrer de novembro de 2025.
Anúncio
A maioria das áreas da região Nordeste terá pouquíssima precipitação ao longo do mês de novembro, o que é normal nesta época. O Rio Grande do Sul pode ter alguns temporais, mas o volume de chuva deve ficar um pouco abaixo da média em todo o estado.
TEMPERATURA – A chance de onda de calor em novembro de 2025 é baixa, mas novos eventos de frio atípico podem se repetir, como aconteceu em outubro. Novembro deve ser marcado por temperaturas médias um pouco abaixo do normal em grande parte do Centro-Oeste, no Paraná e na região Sudeste do Brasil. Isso se deve a muitos dias com chuva frequente, muita nebulosidade e a presença de ar frio de origem polar trazido pelas frentes frias.

No centro-norte do país e no extremo sul, a tendência é de que a temperatura fique dentro a acima do normal. A região mais quente no país deve ser o Nordeste, onde poderá se observar vários dias com temperaturas iguais ou superiores a 40°C no interior da região.
Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio