Por que as cooperativa de crédito estão transformando comunidades no Brasil?
Foto: Freepik

Mais de 20,1 milhões de pessoas já fazem parte de cooperativas de crédito no Brasil — um modelo financeiro que cresce ano após ano e conecta inclusão, prosperidade e desenvolvimento regional. Com 689 cooperativas e mais de 10 mil pontos de atendimento pelo país, o cooperativismo se destaca como alternativa segura, moderna e próxima das pessoas em um mercado cada vez mais digital e competitivo.
Anúncio
Em um cenário onde o Pix revolucionou transações, os bancos digitais ganharam espaço e o uso de dinheiro em papel diminui, surge a pergunta: onde colocar o seu dinheiro para gerar mais valor? Para muitos brasileiros, a resposta está nas cooperativas de crédito, que oferecem os mesmos serviços dos bancos e fintechs — conta corrente, crédito, consórcios, investimentos e soluções digitais — com um diferencial essencial: o foco no desenvolvimento coletivo.
Nas cooperativas, o cliente é cooperado, ou seja, dono do negócio. Ele participa das decisões, ajuda a construir os resultados e ainda recebe parte das sobras financeiras, proporcionais ao seu relacionamento com a instituição. Esse retorno se soma a taxas mais justas e acesso facilitado ao crédito — especialmente importante para pequenos produtores rurais, empreendedores e quem muitas vezes encontra barreiras no sistema bancário tradicional.
Anúncio
Outro ponto que diferencia o cooperativismo é o impacto local. Em 469 municípios brasileiros, as cooperativas são a única instituição financeira com atendimento físico, promovendo inclusão e cidadania financeira. Estudo do Sistema OCB com a Fundação FIPE mostra que cidades com cooperativas apresentam melhores indicadores econômicos, menos desigualdade e mais oportunidades. Isso porque o dinheiro movimentado ali permanece e cresce na própria comunidade.
As fintechs surgiram como novidade com plataformas rápidas, digitais e acessíveis. Mas enquanto elas operam com foco no lucro e oferecem atendimento remoto, as cooperativas unem tecnologia, relacionamento humano e presença territorial. Para quem valoriza proximidade, atendimento consultivo e decisões transparentes, o cooperativismo segue como a melhor escolha — e agora com aplicativos e serviços digitais tão modernos quanto os das startups financeiras.
Em um mundo onde cada escolha conta, escolher uma cooperativa de crédito é investir no próprio futuro — e no desenvolvimento da comunidade ao redor. É dinheiro que rende, aproxima e transforma.
Fonte: Somoscoop
Anúncio
Anúncio