Caparaó tem oito dos 10 melhores cafés arábicas do Brasil
Foto: Divulgação/SIC

A região do Caparaó, que integra os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, brilhou na mais importante premiação do Brasil de qualidade de café, o Coffee of the Year (COY). Oito dos 10 melhores cafés do país são do Caparaó, sendo que os grãos capixabas dominaram a lista, com oito cafeicultores premiados. Um café mineiro e um paulista completam a lista da categoria Arábica.
Anúncio
Na categoria Canéfora, o Espírito Santo conquistou três dos cinco premiados. Completam o pódio um de Minas Gerais e um de Rondônia. Os resultados foram anunciados no último dia da Semana Internacional do Café (SIC), que terminou na última sexta-feira (07), em Belo Horizonte (MG).
O grande campeão de arábica foi o café do Sítio Família Protazio, de Espera Feliz (MG), na região do Caparaó, produzido por Guilherme Abreu Vieira, conquistando 90,44 pontos. Já na categoria canéfora, o vencedor foi a Fazenda São Bento, de Santa Teresa (ES), na região das Montanhas do Espírito Santo, com o café produzido por Carollina Bridi Gomes, que pontuou 88,83.
Anúncio

Quarta geração de cafeicultores da família Protázio na cafeicultura, Guilherme cresceu em meio a lavoura. “É uma alegria muito grande porque a gente vem trabalhando desde muito tempo. Eu, desde criança, estou na lavoura com meu pai, e hoje eu pude realizar o sonho dele de ser campeão do Coffee of The Year. Estamos sempre trabalhando para colocar um bom café e subir o nome do nosso município, que é tão importante para nós”, destacou o campeão de Arábica.
A campeã do Conilon se alegra por levar o reconhecimento para o município capixaba. “Foi muito gratificante, principalmente por Santa Teresa se tornar conhecida. Muitos produtores produzem conilon de qualidade. E é muito importante para que as pessoas tenham incentivo para continuar trabalhando”, ressalta Carolinna Bridi.

“Esse reconhecimento no Coffee of the Year, com o café do Sítio Família Protázio, de Espera Feliz, reforça o protagonismo de Minas Gerais na cafeicultura de qualidade. O resultado é fruto de muito conhecimento, dedicação e do investimento contínuo em capacitação e assistência técnica. O Sistema Faemg Senar tem contribuído para essa evolução, levando inovação, gestão e sustentabilidade às propriedades rurais”, comenta Ana Carolina Gomes, analista de agronegócios do Sistema Faemg Senar.
A edição deste ano registrou um número recorde de 601 amostras inscritas, com destaque para a forte participação de produtores de Minas Gerais e Espírito Santo. “O COY se tornou uma verdadeira vitrine da qualidade do café brasileiro e, este ano, mais uma vez, evidencia a força de Minas Gerais e do Espírito Santo na cafeicultura. A premiação impulsiona a inovação e reforça a excelência e diversidade da produção nacional e o papel do Brasil como referência e líder global no mercado de café”, diz Caio Alonso Fontes, sócio-diretor da Espresso&CO, um dos realizadores da SIC.

COY – Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como missão reunir os melhores cafés do Brasil, reconhecer os grandes destaques do ano e valorizar novas origens que estão transformando a produção nacional. Ao premiar a qualidade e a diversidade do café brasileiro, o concurso incentiva o aprimoramento das lavouras, fortalece o posicionamento do país no cenário global e conecta produtores às principais oportunidades de mercado.
O COY, como é conhecido, também se consolidou como pioneiro ao incluir as duas espécies produzidas no Brasil – arábica e canéfora (conilon/robusta) –, estimulando a qualidade e dando visibilidade a diferentes perfis sensoriais e regiões produtoras. Aberto a produtores de todas as regiões do Brasil, é uma vitrine única para colocar o café em evidência, conquistar reconhecimento no mercado e abrir portas para novas oportunidades de negócio.
“A conquista do primeiro lugar no Prêmio Coffee of the Year 2025, na Categoria Arábica, atesta a qualidade dos cafés da Região do Caparaó. Esse reconhecimento possibilita mais visibilidade aos produtores e suas histórias, gerando um ciclo positivo de investimentos em profissionalização, gestão e fortalecimento das governanças do setor no território. A premiação confirma, mais uma vez, a excelência da cafeicultura em Minas Gerais, o maior produtor de café do mundo, e também o que mais avança, com o apoio do Sebrae, no controle das origens produtoras, garantindo ao mercado grãos de excelência, produzidos de forma sustentável e com diferenciais de identidade e origem”, destaca Marcelo de Souza e Silva, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.
Logo após o anúncio, nas Salas de Cupping, ocorre o exclusivo Cupping dos Campeões, onde compradores do Brasil e de outros países têm a chance de provar os cafés premiados do Coffee of the Year e de conhecer os produtores vencedores da edição.
Fonte: SIC e SENAR-ES
Anúncio
Anúncio