Uso de bioinsumos para unir produtividade e conservação ambiental é defendido na COP30

Foto: Lucas Costa/Mapa

O uso de produtos biológicos como alternativa sustentável para o controle de pragas e o aumento da produtividade no campo foi o tema do painel “Bioinsumos em Debate: o lugar dos macrorganismos no Programa Nacional de Bioinsumos (Pronara) e na agricultura familiar”, realizado nesta terça-feira (11), na AgriZone, espaço promovido pela Embrapa em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), durante a COP 30, dedicado à agricultura sustentável e à inovação no campo.

Anúncio

Durante o encontro, o coordenador de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável do Mapa, Carlos Venâncio, destacou que os bioinsumos representam uma oportunidade para ampliar práticas agrícolas de baixo impacto ambiental, gerando também ganhos econômicos aos produtores.

“Falamos sobre o uso de produtos biológicos como novas alternativas para o controle de pragas, tanto em grandes culturas quanto na agricultura familiar. São soluções sustentáveis, de baixo impacto ao meio ambiente, que trazem economia e mais renda ao produtor rural”, afirmou Venâncio.

Anúncio

O debate destacou o papel do Pronara, iniciativa do governo federal que tem como objetivo reduzir o uso de agrotóxicos na agricultura, estimulando a adoção de produtos biológicos para promover uma produção mais sustentável e saudável. O programa consolida um novo modelo produtivo para a agricultura brasileira, baseado na inovação, na conservação dos recursos naturais e no fortalecimento da agricultura familiar.

Com o incentivo ao uso de bioinsumos e de soluções biológicas, o Mapa reforça a transição da agricultura brasileira rumo a um modelo sustentável, equilibrando produção e cuidado com o meio ambiente.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Soja e boi gordo sobem na primeira semana de setembro enquanto milho recua

Foto: Freepik O mercado físico de grãos e proteína animal terminou a primeira ...

OCB/ES completa 54 anos com mais de 1 milhão de cooperados no Espírito Santo

Foto: Divulgação/OCB-ES A Organização das Cooperativas do Estado do Espírito Santo (Ocees) foi ...

Capacitação busca ampliar uso de pescado na alimentação escolar do Espírito Santo

Foto: Divulgação/IFES- Piuma Uma parceria entre o Sindicato da Pesca do Espírito Santo ...

Mostra de Conilon Fine Cup aproxima produtores e compradores em busca de cafés de qualidade

Foto: Freepik A 1ª Mostra de Negócios de Conilon Fine Cup em Volume ...

Festa do Morango com 30 mil fatias de torta e novas delícias em Pedra Azul

Foto: Julio Huber Texto: Julio Huber Neste fim de semana, o frio de ...