Feira Internacional do Café Conilon terá a segunda edição do Coffee Sustainable Weekend

Foto: Julio Huber

Assunto em evidência nos últimos anos no meio rural, a sustentabilidade será um dos temas debatidos durante a Feira Internacional do Café Conilon, programada para ser realizada de 27 a 29 de novembro, em Jaguaré, Norte do Espírito Santo. Para incrementar ainda mais o evento, foi confirmada a realização da segunda edição do Coffee Sustainable Weekend, que promete reunir algumas das principais lideranças nacionais e internacionais do setor.

Anúncio

Cada vez mais, consumidores no Brasil e no exterior estão atentos à origem do produto que consomem — buscando cafés produzidos em áreas livres de desmatamento, com respeito ao trabalho decente e à preservação dos recursos naturais. Essa nova consciência tem gerado valor: empresas estão dispostas a pagar mais por cafés com comprovação de origem sustentável.

O secretário-executivo do Centro do Comércio de Café de Vitória (CCCV), Sandro Rodrigues, afirmou que o mercado global leva muito a sério o comércio de cafés sustentáveis. “Nos últimos anos, todos os exportadores capixabas têm se engajado em programas de sustentabilidade, seja por meio de iniciativas próprias ou em parceria com certificações independentes”, afirma. O CCCV representa os exportadores de café do Espírito Santo.

Anúncio

Ele cita exemplos concretos dessa transformação. “Em 2024, uma empresa associada ao CCCV movimentou cerca de 3 milhões de sacas de cafés de origens sustentáveis -um salto expressivo, já que essa categoria representava apenas 5% do volume de negócios da empresa há alguns anos e hoje já responde por 50%, com previsão de alcançar 70% em breve. Em geral há um forte incremento das compras, com um mercado já consolidado no Espírito Santo, isto quer dizer que cafés certificados com selos de sustentabilidade têm liquidez. E em todos os casos, há valorização: os prêmios pagos por saca são muito atrativos”, destaca Rodrigues.

E esse comportamento do mercado e as perspectivas futuras desse segmento estratégico do agronegócio serão debatidos durante o Coffee Sustainable Weekend. Esta será a segunda edição do evento, que acontecerá dentro da estrutura da Feira Internacional do Café Conilon, esperada para atrair entre 10 mil e 15 mil produtores rurais.

Entre as empresas e instituições confirmadas estão OFI, Volcafé, Louis Dreyfus, COFCO, Nestlé, ES Gás e a Secretaria de Agricultura do Espírito Santo, entre outras referências da cafeicultura sustentável.

“A disseminação de práticas sustentáveis na produção e no comércio de café é fundamental não apenas para preservar os recursos naturais e garantir o abastecimento futuro de um mercado que movimenta bilhões de dólares, mas também para assegurar a qualidade de vida de milhões de famílias que vivem da cafeicultura. É um modelo que só faz sentido se todos ganharem: empresas, consumidores, trabalhadores e o planeta”, resume Sandro Rodrigues. Segundo ele, o conceito é traduzido no slogan do evento: “Cafeicultura Sustentável, Negócios Duradouros”.

Fonte: CCCV

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Revista Negócio Rural conquista 1º e 2º lugares no Prêmio Cafés do Brasil em Brasília

Fotos: Robson Cesco A noite desta quarta-feira (3), em Brasília, foi histórica para ...

Mercado de máquinas projeta crescimento até 2027

O mercado brasileiro de máquinas e equipamentos segue com projeções positivas para os ...

Como ajustar a irrigação no período de chuvas e evitar desperdícios no campo

Foto: Freepik Quando as primeiras nuvens escuras aparecem no horizonte, o produtor já ...

Turismo capixaba ganha impulso com crédito de até R$ 300 mil do Bandes

Foto: Divulgação Setur/ES Para impulsionar o turismo capixaba e fortalecer os pequenos negócios ...

Programa ‘Na Trilha das Meliponas’ amplia preservação de abelhas nativas no ES

Foto: Instituto Terra Brasilis / Divulgação Foi publicada a Portaria Conjunta Seama/Iema nº ...