Eleitos os melhores ovos de galinha do Espírito Santo
Fotos: Aves

Os melhores ovos de galinha do Espírito santo foram eleitos durante o Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba, realizada na última quinta-feira (13), em Santa Maria de Jetibá. A realização é da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves), e o objetivo é valorizar o cuidado, o profissionalismo e a evolução da avicultura capixaba.
Anúncio
Em 2025, o concurso contou com participação de 27 amostras de ovos brancos e 12 amostras de ovos vermelhos, enviadas por produtores de diferentes regiões do Estado. O Concurso recebeu jurados de diferentes estados e empresas do setor, reforçando sua credibilidade e abrangência. Na categoria Ovos Brancos, a vencedora foi Jerusa Stuhr (Avícola Mãe e Filhos). Já na categoria Ovos Vermelhos, o campeão foi Antônio Venturini (Ovos da Nonna).
Os jurados foram: Anderson Lima – Alltech do Brasil; Gilberto Marcos Junior – CRMV-ES/Ética Soluções; Gilmar da Silva Machado – Mercoaves/Vaccinar; Gustavo Ribeiro Fonseca – Avimig; José Geraldo de Vargas Junior – Ufes; Julio Cezar Archangelo – Hy-Line do Brasil; Karin Grossman – Poly Sell; Mauro Cantão de Aguiar – Aguiaves; Philipe Anibal Leão – Phytobiotics e Thiago Soares Martins Carvalho – Agroceres Multimix.
Anúncio

A comissão organizadora contou com a presença do médico-veterinário Leandro Marinho, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), que atuou como auditor externo, com o papel de garantir a transparência e a neutralidade do concurso.
A primeira fase da classificação avaliou parâmetros objetivos de qualidade, por meio da Máquina Digital Egg Tester, que analisou 5 ovos de cada amostra. Foram aferidos critérios como: resistência da casca; espessura da casca e Unidade Haugh (medida de qualidade interna). Ao final dessa etapa, apenas as 10 amostras mais bem pontuadas de cada categoria avançaram para a etapa seguinte.
Na segunda etapa, os jurados analisaram a qualidade externa da casca, observando cada ovo individualmente. Os critérios avaliados foram: uniformidade de tamanho; limpeza; textura; formato e coloração da casca (essa última somente a categoria ovos vermelhos).
Cada amostra começava com a pontuação máxima, sofrendo descontos conforme a identificação de pequenas imperfeições. Esse processo destacou a dedicação dos produtores e a importância do manejo cuidadoso em todas as fases da produção.
Na última etapa, quatro ovos de cada amostra finalista foram abertos pela Comissão Organizadora e avaliados pelos jurados. Foram observados: manchas de sangue; resíduos de tecido do oviduto; desuniformidade da cor da gema; consistência do albúmen e centralização da gema.
Resultado final de cada categoria
O jurado Gustavo Ribeiro Fonseca, representante da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (AVIMIG), destacou a força da produção capixaba. “No contexto geral, os avicultores estão de parabéns. São ovos de muita qualidade”, afirmou.
A médica-veterinária Karin Grossman, representante da empresa paulista Poly Sell, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento do setor. “É uma satisfação para mim estar participando desse concurso. É um reconhecimento de um trabalho realizado ao longo dos anos, colaborando para a melhoria da qualidade dos ovos”, disse.
A coordenadora técnica da AVES, Carolina Covre, avaliou a edição de 2025 como altamente positiva. “Todo o processo ocorreu exatamente como planejado. Tivemos participação expressiva, avaliações criteriosas e resultados que refletem o alto nível da produção capixaba. O concurso cumpre seu papel de estimular qualidade, aprimorar práticas e fortalecer a avicultura do Espírito Santo”, enfatizou.
Resultado Oficial
Categoria Ovos Brancos

1º lugar – Jerusa Stuhr – Avícola Mãe e Filhos
2º lugar – Waldemiro Berger – Ovos Santa Maria
3º lugar – Jesebel Foesch Botelho e Thiago Botelho – Botelho Alimentos
Categoria Ovos Vermelhos

1º lugar – Antônio Venturini – Ovos da Nonna
2º lugar – Jesebel Foesch Botelho e Thiago Botelho – Botelho Alimentos
3º lugar – Lourival Bold – Sítio Pai e Filhos
Selo de qualidade – As empresas vencedoras do primeiro lugar de cada categoriais, que possuírem marca comercial própria, receberão e terão o direito de usar um selo para ser aplicado exclusivamente em suas embalagens, com os dizeres: “Melhor Ovo Branco do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2025” e “Melhor Ovo Vermelho do Espírito Santo / Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba / 2025”;
“A edição 2025 do Concurso de Qualidade de Ovos Capixaba reafirma o compromisso da AVES em promover ações que incentivam boas práticas, fortalecem a cadeia produtiva e valorizam o esforço diário dos produtores capixabas. O concurso se consolida como uma ferramenta técnica e educativa, estimulando melhorias contínuas e contribuindo diretamente para o avanço da avicultura no Espírito Santo”, afirmam os organizadores.
Fonte: Aves
Anúncio
Anúncio