Tecnologia sustentável para mudas de café ganha destaque em evento no norte do ES

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza, na próxima quarta-feira (10), em Rio Bananal, o Dia Especial: Tecnologias para a Cafeicultura. O evento acontece no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e vai reunir agricultores, viveiristas, estudantes e técnicos para uma programação voltada ao fortalecimento da cafeicultura conilon, com foco em práticas sustentáveis e na produção de mudas clonais.

Um dos principais destaques será o uso correto do paper pot, tecnologia introduzida no Espírito Santo pelo Incaper e validada por meio de pesquisas científicas realizadas ao longo de oito anos na Fazenda Experimental de Marilândia (FEM). O paper pot é um recipiente biodegradável que favorece o desenvolvimento do sistema radicular das mudas e evita problemas comuns observados em recipientes plásticos. Os estudos apontaram que o modelo mais eficiente possui cerca de cinco centímetros de diâmetro por quinze centímetros de altura.

Anúncio

O pesquisador do Incaper, Abraão Carlos Verdin Filho, faz um alerta para o uso adequado da tecnologia. Segundo ele, apesar da crescente adoção do paper pot na cafeicultura capixaba, ainda são recorrentes erros como a utilização de materiais que não são biodegradáveis e recipientes fora das dimensões recomendadas. Essas falhas podem comprometer tanto o desempenho das mudas quanto o impacto ambiental do sistema produtivo.

Além dos ganhos agronômicos, o paper pot contribui para a redução de resíduos plásticos, facilita o plantio e melhora a logística nos viveiros. As pesquisas seguem em andamento na FEM, com novos estudos voltados para substratos, manejo nutricional e desenvolvimento de materiais ainda mais sustentáveis.

Anúncio

O tema será aprofundado na mesa-redonda “Uso do Paper Pot na Cafeicultura”, às 16 horas, sob mediação do pesquisador Rodrigo Altoé. A programação inclui ainda palestra da extensionista Laiz de Oliveira Silva sobre manejo eficiente da água e apresentação de Verdin sobre tecnologias voltadas à produção de mudas clonais. O evento tem início às 13h30 e segue até as 17 horas.

A iniciativa é uma realização do Incaper, em parceria com a Prefeitura de Rio Bananal, a Secretaria Municipal de Agricultura e o Programa Raízes do Conhecimento.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Complexo Turístico Fazenda Santa Maria avança em Muniz Freire e abre oportunidades para investidores

O Complexo Turístico, Ambiental e Cultural Fazenda Santa Maria, em Muniz Freire, entra ...

Treinamento capacita frigoríficos do ES para manejo pré-abate e abate humanitário

Entre os dias 19 e 22 de janeiro de 2026, o Sindicato das ...

Estudo revela impacto de nematoides na sustentabilidade da pimenta-do-reino

Foto: Inorbert Melo Raiz de pimenteira do reino infectada por nematoide das galhas ...

SIF garante segurança dos alimentos e impulsiona exportações da agropecuária brasileira

Muito antes de um produto de origem animal chegar à mesa do consumidor ...

Espírito Santo cria fundo de quase R$ 1 bi para acelerar transição energética

Foto: Rayron Rickson/Governo-ES O Espírito Santo deu um passo relevante na agenda climática ...