Caparaó capixaba ganha rota de cafés especiais em Muniz Freire
Foto: Divulgação – OCB/ES

Dez estabelecimentos e propriedades no município capixaba de Muniz Freire, na região do Caparaó, passaram a integrar uma rota de cafés especiais, abertos à visitação. O projeto Rota Cafés foi lançado no último dia 9 de dezembro, uma iniciativa que busca estimular o turismo rural e valorizar a cultura cafeeira na região.
Anúncio
A cooperativa de crédito Cresol Fronteiras e o Sistema OCB/ES – organização que representa as cooperativas capixabas – participaram da estruturação da proposta. A entidade mediou diálogos e aportou 10% do valor do orçamento previsto. Já a Cresol financiou mais da metade do projeto e está oferecendo benefícios aos produtores e empreendimentos contemplados.
A Prefeitura de Muniz Freire também se envolveu na ação, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Agropecuário e de Turismo. O Sebrae/ES coordenou a formatação técnica da rota, realizando escutas com os cafeicultores, mapeando as propriedades e definindo as experiências turísticas. O trabalho contou, ainda, com o suporte metodológico do Instituto Soma.
Anúncio
As conversas que deram origem à rota começaram em fevereiro deste ano, quando os atores envolvidos realizaram a primeira reunião de estruturação do projeto. O grupo debateu ideias para estimular o agroturismo em Muniz Freire, conectando hotéis, restaurantes, fazendas e paisagens naturais no município.
Empreendimentos e propriedades que integram a rota
- Café Três Anas: Boa Esperança, Sede
- Café Ipê: Ipê Peroba, zona rural
- Cafeteria Alto Fioresi: Piaçu
- Alto Ribeiro Cafés Especiais: Piaçu
- Sítio Alto Bom Destino: Menino Jesus
- Louir Cafés Especiais: Alto Amorim
- Parque das Tilápias: Ponte do Lage, São Pedro
- Sítio Alto Cachoeira Cafés Especiais: Alto Cachoeira 1, Alto Norte
- Sítio Vista Alegre: Córrego Vista Alegre, Menino Jesus
- Imperial Figueiredo: Santa Rita, Menino Jesus
Fonte: OCB/ES
Anúncio
Anúncio