Manual com orientações contábeis para cooperativas é atualizado pela OCB/ES

Foto: OCB/ES

O Sistema OCB/ES lançou, no final do último ano, a nova versão do Manual de Orientações Contábeis, que discorre sobre as rotinas de encerramento do exercício. A intenção é contribuir para as demonstrações contábeis das cooperativas, que são instrumentos fundamentais para a transparência, governança e conformidade regulatória das organizações.

Anúncio

A publicação aborda diretrizes e recomendações sobre temas contábeis, fiscais e tributários que frequentemente geram dúvidas. O objetivo é auxiliar as cooperativas capixabas na interpretação e aplicação das normas referentes a cada ramo de atividade do modelo de negócio.

Além de orientações gerais que se aplicam à realidade dos oito ramos do cooperativismo, o manual também traz as especificidades dos ramos, contendo um capítulo direcionado para cada um. Ao final, a publicação apresenta um modelo de nota explicativa que pode servir de parâmetro para elaboração de demonstrações contábeis.

Anúncio

PUBLICAÇÃO ATUALIZADA – A nova versão do Manual de Orientações Contábeis está atualizada e reflete as transformações econômicas e normativas que marcaram o cenário de 2025. Entre os tópicos atualizados e abordados nele estão as mudanças trazidas pela Reforma Tributária, especialmente quanto à correta segregação dos atos cooperativos e não cooperativos.

O documento também passa a contemplar o novo Ramo Seguros, que foi criado no ano de 2025. A edição atualizada antecipa conceitos e boas práticas do setor, tendo visto que a regulamentação definitiva ainda não foi liberada pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Para o diretor-executivo do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, a disponibilização do manual às cooperativas reforça o compromisso da entidade em contribuir para o aprimoramento das boas práticas de gestão e governança dentro das cooperativas capixabas.

“As demonstrações contábeis são fundamentais para garantir a credibilidade da cooperativa. Elas oferecem uma visão clara e detalhada da situação financeira, permitindo que os cooperados acompanhem a gestão com transparência. Essa prática reforça a confiança e fortalece a governança, pilares essenciais para o desenvolvimento sustentável das cooperativas”, afirma.

Fonte: OCB/ES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Moqueca, praias e histórias seculares são convites para o verão no litoral capixaba

Foto: Everton Thiago/PMVV O litoral do Espírito Santo possui belas praias, com culinária ...

Preço da cesta básica de alimentos em dezembro tem queda puxada por leite, arroz, açúcar, café e óleo

Foto: Freepik Food donations on the table. Text Donation. Close up. A Companhia ...

Algodão sustentável do Brasil atende a exigentes mercados nacionais e internacionais

Foto: Divulgação Além de abastecer a indústria têxtil brasileira, a produção nacional de ...

Festival da uva e do vinho chega à 60ª edição em Alfredo Chaves em março

Foto: Divulgação O distrito de São Bento de Urânia, em Alfredo Chaves, se ...

Cafés especiais produzidos por mulheres do ES chegam ao mercado mineiro

Foto: Freepik Enquanto Minas Gerais consolida sua imagem como referência nacional em cafés ...