Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo
Foto: Freepik

O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do Espírito Santo, concurso estadual criado para ampliar a participação das queijarias capixabas e dar visibilidade à produção artesanal de laticínios. O cadastro é gratuito, começa nesta segunda-feira (02) e segue até o dia 5 de março, exclusivamente pelo site agrolegal-es.com.
Anúncio
A avaliação dos produtos será realizada nos dias 10 e 11 de março de 2026 e tem como foco valorizar a cadeia produtiva do leite, incentivar a melhoria contínua da qualidade e fortalecer as agroindústrias familiares, que vêm conquistando espaço no cenário nacional.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-ES, Organização das Cooperativas Brasileiras e da Faculdade Novo Milênio.
Anúncio
Podem participar queijarias e empreendimentos que produzam queijos ou requeijão no território capixaba, desde que estejam regularizados em serviços oficiais de inspeção municipal, estadual ou federal. As amostras dos produtos deverão ser entregues no dia 9 de março nos pontos de coleta definidos pela organização.
O concurso será dividido em nove categorias, contemplando queijos frescos, queijos maturados e o requeijão de corte, produto tradicional das queijarias e cooperativas de laticínios do Espírito Santo.
Os pontos de coleta das amostras incluem os escritórios do Incaper em Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins (Pedra Azul) e Nova Venécia, além da sede da Seag, em Vitória, com horários específicos de atendimento.
O regulamento completo do Prêmio Queijos do Espírito Santo está disponível no site agrolegal-es.com. Outras informações também podem ser obtidas pelo e-mail agrolegal@seag.es.gov.br.
Fonte: Seag
Anúncio
Anúncio