Do campo ao mercado externo: jovens vivenciam rotina na produção e exportação de café
Foto: Divulgação

Alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Ormy Araújo Amaral, no Cerrado Mineira, participaram, nos dias 19 e 20 de março, de uma imersão na cadeia produtiva do café. A atividade faz parte do projeto “Vivenciando a Prática: Café”, desenvolvido pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), pela Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) e pela associação De Olho no Material Escolar.
Anúncio
Durante as visitas à cooperativa, os estudantes acompanharam etapas que vão da produção à exportação do café, incluindo classificação, torra, armazenagem, comercialização e industrialização. Também tiveram contato com diferentes métodos de preparo da bebida.
Segundo Silvia Pizzol, diretora de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé, a proposta é aproximar os jovens da realidade do setor. “Esta etapa do projeto tem como objetivo aproximar os jovens da realidade da cadeia exportadora de café do Cerrado Mineiro, valorizando a identidade local e ampliando seus horizontes profissionais”, afirma.
Anúncio
A programação também abordou práticas sustentáveis adotadas na cafeicultura da região. De acordo com Raquel Paza Lazzarin, diretora de Desenvolvimento Organizacional da Expocacer, o foco incluiu conceitos ligados à produção regenerativa e aos critérios ambientais, sociais e de governança. “A iniciativa proporciona aos alunos uma imersão nas práticas sustentáveis adotadas na cafeicultura do Cerrado Mineiro, com destaque para a abordagem regenerativa”, destaca.
Ela completa que, nas visitas, evidenciou-se como os critérios ambientais, sociais e de governança (ESG) estão no centro da produção cafeeira da região, bem como o papel da cooperativa exportadora em fomentar a adoção contínua de padrões responsáveis, ampliando o acesso a mercados cada vez mais exigentes em boas práticas socioambientais.
Para muitos participantes, a atividade também tem ligação direta com a realidade familiar. “Muitos dos alunos participantes são filhos ou netos de trabalhadores do setor cafeeiro e, por meio do projeto, passam a conhecer as diversas oportunidades profissionais existentes ao longo da cadeia produtiva”, explica Silvia.
Como desdobramento das visitas, será realizado um concurso de redação com o tema “Café e futuro profissional: o que aprendi nas visitas à cadeia produtiva do café”. Os três melhores textos da escola, assim como os professores orientadores, receberão premiações como tablets, kindles e smartwatches, segundo Nádia Fernandes Jacintho, diretora do projeto pela associação.
Além disso, os estudantes mais bem colocados de cada turma poderão participar do programa “Expocacer Teens”, voltado à formação de jovens para atuação no setor cafeeiro. Novas visitas estão previstas para os dias 13 e 14 de abril, encerrando a primeira etapa do projeto. A cerimônia de premiação deve ocorrer no segundo semestre.
Fonte: Cecafé
Anúncio
Anúncio