Exportação de carne com osso ao Chile reforça status sanitário do Rio Grande do Sul
Foto: Arquivo/Afagro

O início das exportações de carne bovina com osso do Rio Grande do Sul para o mercado chileno é comemorado pelo setor produtivo como um avanço estratégico para a pecuária do Estado. A avaliação é da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), que destaca o fortalecimento da credibilidade sanitária gaúcha com a abertura do novo mercado.
Anúncio
Segundo a entidade, a conquista está diretamente ligada ao reconhecimento do Rio Grande do Sul como área livre do vírus da febre aftosa sem vacinação, status obtido após a retirada da vacina em 2020. A medida amplia as possibilidades de exportação, incluindo subprodutos da carne bovina que antes enfrentavam restrições.
A liberação para exportar cortes com osso, como a costela — altamente valorizada em países como o Chile — representa um salto na diversificação do portfólio e no aumento do valor agregado da produção pecuária. O avanço, conforme a Afagro, é resultado de anos de trabalho dos Fiscais Estaduais Agropecuários na consolidação do reconhecimento sanitário do Estado.
Anúncio
Além de abrir portas para mercados mais exigentes, que tradicionalmente impõem restrições à carne com osso, a conquista também evidencia a competência técnica dos profissionais da fiscalização agropecuária. Nesse contexto, a Afagro reforça a importância de manter um corpo técnico qualificado e em número adequado.
A entidade defende que a realização de um novo concurso público, voltado à reposição de servidores, é fundamental para garantir a continuidade de um serviço oficial eficiente e robusto, assegurando a manutenção dos padrões sanitários que viabilizam o acesso a mercados internacionais.
Anúncio
Anúncio