Projeto pede a criação de programa de apoio a comercialização de hortifrutigranjeiros

O Projeto de Lei 2798/20 cria, durante o período de combate à pandemia de Covid-19, um programa de apoio à produção de hortifrutigranjeiros – alimentos não industrializados. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto beneficia agricultores familiares e os pequenos e médios produtores rurais.

O Programa de Apoio Extraordinário à Produção de Hortifrutigranjeiros tem como objetivo, segundo o projeto, garantir a produção e a comercialização de produtos hortifrutigranjeiros em todo o território nacional. “É notório que grandes quantidades desses produtos têm sido perdidas nas lavouras ou nas centrais de distribuição, por não haver compradores”, diz o autor do projeto, o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES).

Anúncio

De acordo com a proposta, se houver necessidade, a comercialização deverá ser garantida por compras institucionais, sendo permitida a doação simultânea à população em situação de insegurança alimentar.

O texto também assegura aos produtores de hortifrutigranjeiros crédito rural em condições favorecidas; apoio à comercialização; seguro agrícola especial para cobrir os riscos decorrentes da pandemia e garantir uma renda mínima; além de capacitação técnica para a segurança sanitária de trabalhadores e consumidores.

Anúncio

“Muitos produtores de hortifrutigranjeiros passam a enfrentar crescentes dificuldades de sobrevivência, com risco de abandono das atividades, devido às incertezas sobre as condições do mercado de consumo em curto ou médio prazo”, finaliza o autor. O programa deverá ser desenvolvido de forma articulada com os órgãos estaduais de assistência técnica e extensão rural.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Festival movimenta Guarapari e coloca Setiba no mapa da gastronomia capixaba

"SARDA cavala" , do Bar do Chico, é um dos pratos que poderão ...

Calor intenso e pancadas de chuva marcam a última semana do verão no Espírito Santo

Foto: INMET O Espírito Santo está entre as áreas de atenção nesta reta ...

Como a rastreabilidade de alimentos está mudando o que chega à sua mesa

Foto: Freepik Saber de onde vem o alimento que consumimos deixou de ser ...

Planta carnívora rara reaparece após décadas e acende alerta de extinção no Brasil

Foto: Francisco Souza Uma descoberta no interior do Nordeste brasileiro está chamando a ...

Festival do Azeite Nostra Oliva entra no último fim de semana com colheita e degustação de azeite recém extraído

Fonte: Olivas de Gramado O último fim de semana de programação do Festival ...