Brasil cumpre protocolos e entregará cafés sustentáveis ao mundo

Demonstrar ao mundo como a cadeia produtiva do café e o governo federal vêm lidando e superando os desafios apresentados pela pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, na safra 2020. Esse foi o objetivo do “Brazilian Coffees Webinar”, evento realizado na segunda-feira (13) voltado ao público internacional, que integra as ações do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A atividade contou com o suporte dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE).

Segundo a diretora da BSCA, Vanusia Nogueira, o webinário, que teve apoio-organizacional de Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Conselho Nacional do Café (CNC), apresentou como a cadeia produtiva e o governo enfrentam os obstáculos que surgiram em função da pandemia.

Anúncio

“Mostramos ao público e aos nossos clientes e parceiros internacionais que foi feita a adoção de todos os protocolos de segurança por parte dos agentes e transmitimos a realidade de que o Brasil está preparado para honrar os compromissos com o consumo interno e as exportações, pois a cafeicultura nacional cumpre seu papel de preservar a vida de seus profissionais e produzirá cafés extremamente sustentáveis e com qualidade incrível”, comenta.

Anúncio

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou do evento e destacou que, para manter sua representatividade, o setor reforça a atenção aos aspectos da sustentabilidade na produção. “Manifestações recentes por parte de varejistas do Reino Unido e Alemanha já trazem preocupação aos produtores brasileiros. Precisamos, portanto, estar cientes e preparados para essas crescentes exigências do mercado mundial”, argumenta.

O “Brazilian Coffees Webinar” foi conduzido por Vanusia e contou com apresentação da ministra Tereza Cristina sobre “Brasil: agronegócio e sustentabilidade”. O fundador e conselheiro da BSCA, Marcelo Vieira, expôs o cenário geral do setor e passou informações a respeito do consumo interno e da preparação feita pelos cafeicultores para a realização da colheita.

Pedro Guimarães Fernandes, presidente da Abics, abordou o cenário do café solúvel brasileiro em meio aos reflexos da Covid-19 e o desempenho do segmento no consumo interno e exportações. Encerrando as apresentações, o diretor geral do Cecafé, Marcos Matos, trouxe o cenário vinculado a logística e exportações nacionais do produto.

Os interessados podem assistir ao vídeo do “Brazilian Coffees Webinar” no canal da BSCA no YouTube.

Fonte: BSCA

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Deputados reforçam apoio à prefeitura de Jaguaré no enfrentamento da seca

Foto: Bruno Fritz Enquanto o Espírito Santo atravessa mais uma crise hídrica, o ...

Representantes avícolas atualizam plano de contingência para influenza aviária no Espírito Santo

Foto: Julio Huber A Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) ...

Sicoob se consolida entre as 10 maiores instituições financeiras do Brasil

Pelo terceiro ano consecutivo, o Sicoob reafirma sua posição como uma das 10 ...

Produção de café deve ser menor que a prevista no início da colheita

Foto: Julio Huber Com 96% da área do café já colhida no final ...

Dez cidades concentram mais de 20% das queimadas no Brasil

Foto: Freepik Dez cidades das regiões Norte e Centro-Oeste concentram 20,5% das queimadas ...