Programa Descomplica Rural contribui para movimentar atividades agropecuárias no Paraná

Com o objetivo de garantir mais agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo, o Programa Descomplica Rural contribui para movimentar a atividade agropecuária, mesmo durante a crise decorrente da pandemia do novo coronavírus no Paraná. A iniciativa se estabelece, ainda, como aval do pequeno produtor para alcançar o mercado internacional.

Com isso, houve mudança no porte dos empreendimentos, além de alterações nos prazos de validade das licenças, com segurança ambiental e jurídica. Dessa forma, proprietários dos segmentos de agricultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura, piscicultura e suinocultura puderam expandir a perspectiva de inserção no mercado. 

Anúncio

A região de Toledo, no Oeste paranaense, por exemplo, tem estimulado o aumento de emissões de novas licenças e a ampliação de empreendimentos agropecuários, desde o lançamento do programa, em janeiro de 2020. No Escritório Regional do Instituto Água e Terra do município, mais de mil licenças ambientais foram concedidas. O resultado foi o maior dos últimos dez anos e o maior entre as regionais do Instituto.

O Descomplica Rural foi lançado em 27 de janeiro de 2020 pelo governador Ratinho Junior. O conteúdo foi desenvolvido por técnicos ambientais e jurídicos do Instituto Água e Terra, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, com apoio de cooperativas e cooperados e do Sistema Faep.

Anúncio

Fonte: Brasil 61

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

OCB moderniza governança e elege primeira mulher presidente executiva da história

Foto: Divulgação / Sistema OCB A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) aprovou, nesta ...

Espírito Santo em evidência no novo bônus do PGPAF

Foto: Envato O mais recente anúncio da portaria nº 350/2025, publicado nesta semana, ...

Mudança no ICMS no Espírito Santo permite uso ampliado de créditos por cooperativas e laticínios

Foto: Lucas S. Costa A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou, nesta quarta-feira (10), ...

Metais tóxicos são encontrados em cacau, banana e mandioca no estuário do Rio Doce, aponta estudo

Foto: Angelo Bernardino/Ufes Um estudo científico identificou níveis elevados de elementos potencialmente tóxicos ...

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

Foto: Freepik Vitória encerrou o mês de novembro de 2025 com um dos ...