Ministério da Agricultura descarta transmissão do coronavírus por meio de comida congelada

Depois que uma província chinesa detectou o material genético do novo coronavírus em um pacote de asas de frango originário do Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), divulgou uma nota dizendo que não há comprovação científica de transmissão do vírus a partir de alimentos congelados ou embalagens. 

Após a detecção dos traços do vírus, as autoridades chinesas testaram outras amostras de carne do mesmo lote e os resultados foram negativos. As pessoas que tiveram contato com o material também não contraíram o vírus. 

Anúncio

De acordo com o Ministério da Agricultura brasileiro, a China ainda não fez uma notificação oficial sobre o ocorrido. Já o setor de carnes do Brasil ainda analisa informações sobre alerta emitido por uma província chinesa que disse ter detectado coronavírus em embalagens de asas de frango importadas do Brasil.

A informação é da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). A entidade, no entanto, ressaltou em nota que “ainda não está claro em que momento houve a eventual contaminação da embalagem, e se ocorreu durante o processo de transporte de exportação”.

Anúncio

“A ABPA reitera que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus”, acrescentou a associação, que citou organismos internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

O governo de Shenzhen, no sul da China, disse que amostra de asa de frango congelada importada do Brasil testou positivo para o coronavírus, o que gera temores no país oriental de que embarques de alimentos contaminados possam causar novos surtos locais da doença.

Fonte: Brasil 61

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Frutas brasileiras avançam na Índia e setor busca ampliar espaço em mercado de 1,4 bilhão de consumidores

Foto: Freepik A fruticultura brasileira deu mais um passo na estratégia de expansão ...

Prazo para agricultura familiar fornecer alimentos à rede estadual termina na próxima semana

Foto: Divulgação/Seag Cooperativas e associações da agricultura familiar interessadas em fornecer alimentos para ...

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

Fotos: Julio Huber Texto: Julio Huber e Bruno Faustino Entre as montanhas de ...

Decreto cria tributação para filé de tilápia importado do Vietnã

Foto: Julio Huber O Governo de São Paulo oficializou um decreto que passa ...

Proposta dos EUA preserva café, carne e minério; confira os produtos que escapam da tarifa de 25%

Foto: Freepik A proposta do governo dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa ...