Produção de horta cultivada por presidiários é destinada a moradores de rua

A Penitenciária de Segurança Média 1 (PSME1), no Complexo de Viana, tem investido no plantio de diversas hortaliças, frutas e vegetais como alternativa de trabalho aos internos e ações de solidariedade. A horta, que tem 10 mil metros quadrados, foi iniciada no mês de março deste ano e, desde então, mais de 60 quilos de abóboras, além de produtos como mandioca, banana, melancia, alface e rúcula, foram cultivados e doados a uma instituição religiosa para preparo de refeições oferecidas à população de rua.

A próxima colheita, prevista para este mês de novembro, é a do feijão dos tipos carioquinha, preto e vermelho. A estimativa é que cerca de 1.200 quilos do produto sejam doados. De acordo com o diretor da unidade prisional, Roger Firme, apesar de recente, a horta tem dado bons resultados.

Anúncio

“Parte da produção tem sido destinada ao Grupo Vila Velha Solidária, que atua com a distribuição de refeições para a população de rua do município. É uma maneira de trabalhar a ressocialização dos internos e ter como troca o bem ao próximo”, disse Roger Firme.

As abóboras foram cultivadas pelos presos e transformadas em caldos nutritivos

As abóboras doadas ao grupo foram transformadas em caldos nutritivos que alimentam cerca de 600 pessoas por mês. Um dos representantes da entidade religiosa, Célio Antônio Toniato, afirmou que as doações têm ajudado muitas pessoas a terem dias melhores.

Anúncio

“Recebemos da unidade prisional a doação de verduras e legumes para nossa ação semanal de distribuição de 150 marmitas, por dia, às pessoas e famílias que passam por dificuldades. Parte das refeições vai para asilos e orfanatos próximos”, destacou Toniato.

As sementes que deram vida a horta da unidade foram adquiridas por meio de doações dos próprios servidores. O local conta com o plantio de outros produtos, como milho, tomate, couve, cana-de-açúcar, amendoim, batata doce, quiabo, jiló, pimenta, pimentão, rabanete, pepino e taioba.

Fonte: Sejus

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...