Nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade é lançada

Foto: Sebastião Araújo/Embrapa

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de feijão do mundo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou a nova cultivar de feijão tipo “carioca” BRS FC406. A cultivar se destaca na safra das águas na Região Central do Brasil pela produtividade, até 20% superior às demais do mercado, além do potencial produtivo de 4.000 quilos por hectares e resistência a doenças como a antracnose e a mancha-angular.

Anúncio

Segundo a Embrapa, a cultivar também apresenta características interessantes para a indústria, como uniformidade de tamanho e coloração de grãos, com aspectos muito semelhantes à cultivar Pérola.

Anúncio

O Brasil é um dos principais produtores e consumidores de feijão do mundo. A cultura é de grande importância social e econômica, compreendendo sistemas de produção em pequenas, médias e grandes propriedade, distribuídas em todo o país.

Por causa das resistências à antracnose e à mancha-angular e maiores produtividades alcançadas, comparadas com outras cultivares, a BRS FC406 é posicionada para safra de verão e safra da seca. “Caso o produtor resolva plantar no inverno, ele não vai obter resultado tão bom” explica o pesquisador Pedro Sarmento, da área de transferência de tecnologia da Embrapa Arroz e Feijão.

PESQUISAS – Nos últimos anos, os trabalhos de pesquisa do feijoeiro-comum caminharam com o foco na diversificação do portfólio de cultivares, posicionando-as de forma específica para determinadas regiões e épocas de cultivo, observando clima e incidência de pragas e doenças. Assim, a BRS Estilo foi desenvolvida para as épocas das águas e da seca, em virtude das plantas terem porte mais ereto e grãos mais claros, enquanto a BRS FC402 para a época de inverno, dada a alta resistência ao fungo fusarium e doenças de solo.

Visando ao fortalecimento da cadeia produtiva do feijão, a Embrapa trabalha para oferecer ao produtor mais segurança, apresentando tecnologias confiáveis para condução sustentável de suas lavouras.

Fonte: Embrapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

Fotos: Divulgação Secretário de Turismo de Canela (RS), Gilmar Ferreira e a esposa ...

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

Foto: Erik Araujo/@prooffroad_adventure A contagem regressiva começou para o Polenta Off Road 2024, ...

Porto no Norte do país é principal eixo de escoamento para exportações do Matopiba

Foto: Divulgação DCIM\100MEDIA\DJI_0180.JPG O porto de Santos não é a principal escolha dos ...

Paulo Baraona é eleito presidente da Findes por unanimidade

Fotos: Renan Donato/Findes Paulo Alexandre Gallis Pereira Baraona, mais conhecido como Paulo Baraona, ...

Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio se une ao movimento “Pacto Contra a Fome”

Foto: Divulgação O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorre nos ...