Programa Compra Direta de Alimentos é finalista do Prêmio Inoves

Uma alimentação sustentável, variada e nutritiva. Esse é um direito fundamental do ser humano, profundamente ligado à sua dignidade. Garantir o direito básico à alimentação é o objetivo do Programa Compra Direta de Alimentos (CDA), que é um dos finalistas do Prêmio Inoves, programa do Governo do Estado que estimula o desenvolvimento de uma cultura de inovação e empreendedorismo no serviço público capixaba. O CDA concorre na categoria Voto Popular.

A falta de refeições regulares e de qualidade pode comprometer o acesso e a busca por oportunidades em outros direitos a que todos devem usufruir. O CDA busca oferecer às famílias e indivíduos em vulnerabilidade social comida de qualidade e produzida por agricultores do próprio município em que vivem. A iniciativa vem gerando frutos positivos nas comunidades participantes e também chamando atenção de gestores, técnicos e da sociedade civil pela efetividade do programa.

Implantado em 2006, o Programa Compra Direta de Alimentos foi retomado em 2016, quando uma demanda junto aos agricultores familiares foi identificada. O programa também passou por uma reformulação: foi desburocratizado. Anteriormente financiado pela modalidade de convênio, a nova abordagem conseguiu financiamento do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FUNCOP), o que permitiu fazer repasses diretos aos fundos municipais. Isso gerou maior agilidade na entrega dos alimentos a quem precisa e na remuneração dos agricultores, além de ter tornado mais simples e transparentes os processos de andamento, acompanhamento e prestação de contas do município.

Mariana Gomes Bourguignon, servidora efetiva e técnica referência do programa, é a responsável pelas mudanças que tornaram o CDA ainda mais eficaz. “A principal adaptação foi a modalidade de repasse junto ao FUNCOP. Isso só foi possível, porque identificamos a vulnerabilidade da população rural. Muitas vezes, se acredita que a pobreza e a falta de acesso a uma alimentação de qualidade só atingem os centros urbanos, mas isso não é verdade. A realidade no campo pode ser muito difícil”, diz Mariana Bourguignon. 

Anúncio

Mariana ressalta ainda que os repasses acabam estimulando a economia local, pois os recursos são reinvestidos na própria comunidade. “É um projeto de combate à pobreza no campo e que fortalece a agricultura familiar, que são os responsáveis pela nossa alimentação básica. Esse dinheiro, que chega na mão do produtor rural, valoriza o trabalho digno que eles fazem e é um dinheiro fica no município. Me lembro de uma produtora rural, uma senhora já, que me levou para conhecer sua pequenina agroindústria que ela construiu com os repasses do CDA. Um microempreendimento muito organizado, limpo e simples, que a enchia de orgulho e possibilitava um futuro que antes ela não via. Como servidora me sinto honrada por fazer parte desse programa, que deixa ver, na prática, a transformação que causa na vida das pessoas que antes estavam invisibilizadas”, completa Mariana Bourguignon.

A votação do Prêmio Inoves estará aberta ao público até o dia 18 de dezembro. Para votar é bem simples: basta escolher um projeto e preencher um rápido cadastro no link: https://inoves.es.gov.br/votopopular.

Anúncio

Fonte: Governo do Espírito Santo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...