Região de Poços de Caldas investe em marca coletiva de café vulcânico

Poços de Caldas, no Sul de Minas, é destino de muitos turistas atraídos pelas belezas do município. Agora também deseja aproveitar essa potencialidade e dar mais visibilidade para a região, por meio da criação de uma marca coletiva de café denominada Cafés da Região Vulcânica.

A marca foi lançada oficialmente em 2020, durante a Semana Internacional do Café, mas segundo a produtora e secretária da Associação dos Produtores do Café Vulcânico, Ana Maria Cagnani, o projeto para a criação da marca iniciou em 2018, com auxílio da Emater-MG, vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e do Sebrae. A secretária Ana Maria Soares Valentini diz que o objetivo de criar a marca é torná-la única, além de desenvolver ações que beneficie os produtores, dar visibilidade ao potencial cafeeiro, além de propiciar reconhecimento do local.

Anúncio

Ana Maria conta que o café produzido na região vulcânica tem uma qualidade distinta devido à condição geográfica. “O clima mais frio e a altitude das lavouras que variam entre 700 e 1.300 metros, o solo rico em minerais e a tradição que a região possui no cultivo do café possibilitam uma produção diferenciada, um produto com boa acidez e intenso”, afirma.

O extensionista agropecuário da Emater-MG Aparecido Venâncio Martins explica que a denominação Café Vulcânico é por causa das características de área de solo vulcânico na região, entre o sul de Minas Gerais e o nordeste do estado de São Paulo, local onde são produzidos o café da marca coletiva.

Anúncio

A região abrange doze municípios localizados na caldeira de um vulcão extinto há 80 milhões de anos. As cidades que fazem parte dessa área no estado de Minas Gerais são Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Campestre, Ibitiúra de Minas e Poços de Caldas. Já Águas da Prata, Caconde, Divinolândia e São Sebastião da Grama estão no estado de São Paulo.

Ana Maria acrescenta que pretende estender a certificação da marca também para o queijo, a uva, o azeite e o turismo rural.

A marca Cafés da Região Vulcânica é regulamentada, controlada e protegida pela Associação dos Produtores do Café da Região Vulcânica, que está em atividade desde 2012, sendo formada por membros e parcerias.

Fonte: Emater-MG

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...

Brasil e China firmam cooperação tecnológica para pesquisa e produção de leite de jumentas

Foto: Divulgação Brasil e China avançam em uma nova frente de cooperação científica ...

Concurso estadual vai premiar queijos artesanais do Espírito Santo

Foto: Freepik O Espírito Santo abriu as inscrições para o Prêmio Queijos do ...