Capixaba de Domingos Martins fala sobre concertina a artistas de Pernambuco

Um dos mais antigos instrumentos de fole do mundo, a concertina, conhecida dos capixabas, principlmente, pelas mãos dos pomeranos, é foco de pesquisa de um grupo de artistas pernambucanos que está realizando um amplo levantamento histórico e desenvolvendo um protótipo digital do instrumento.

Se no Espírito Santo o instrumento é conhecido e reconhecido – desde 2014 foi instituído por Lei o Dia Estadual da Concertina e do Tocador de Concertina, além da existência de um festival em sua homenagem – em outros estados e regiões brasileiras a beleza de seu som permanece quase desconhecida. 

Anúncio

Nesta sexta (19), o tocador, luthier e professor de concertina de Domingos Martins, Angelino Zaager, vai levar todo seu conhecimento e experiência ao grupo de artistas que está desenvolvendo o projeto Foles Digitais, em uma conversa realizada pelas redes sociais do projeto. O encontro promete muita troca de informações e aprendizado. Seu Angelino é muito conhecido pela paixão que tem pelo instrumento e por seu empenho em manter a tradição dos tocadores de concertina.

O projeto “Foles Digitais: pesquisa e desenvolvimento de uma concertina regional” é desenvolvido por um grupo de músicos pesquisadores, são eles: o multi-instrumentista, compositor e idealizador da proposta, Johann Brehmer; o historiador, artista plástico, músico e pesquisador dos processos artesanais na construção instrumentos musicais, Mateus Samico; o cientista da computação, inventor e desenvolvedor de instrumentos musicais digitais, João Tragtenberg; e o multi-artista, pesquisador e criador de instrumentos musicais artesanais, Romildo Roma. Eles já deram início à pesquisa histórica e ao estudo de criação de soluções eletrônicas e artesanais para confeccionar o protótipo.

Anúncio

Redes sociais do projeto:

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Pecuária leiteira capixaba aposta em tecnologia para reduzir emissões e aumentar sustentabilidade

Foto: Divulgação/Incaper A busca por uma produção de leite mais sustentável tem levado ...

Citricultura movimenta quase R$ 150 milhões e fortalece agricultura em 62 municípios capixabas

Foto: Freepik Celebrado em 8 de junho, o Dia do Citricultor destaca a ...

O agroturismo que transforma o campo e inspira o Brasil

O agroturismo que transforma o campo e inspira o Brasil O que começou ...

Brasil busca acordo com União Europeia para evitar impacto nas exportações de carne

Foto: Freepik O governo brasileiro intensificou as negociações com a União Europeia após ...

Agro lidera geração de empregos e impulsiona criação de mais de 3,6 mil vagas no Espírito Santo

Foto: Freepik O mercado de trabalho capixaba abriu 3.611 postos formais de trabalho ...