Força tarefa do agro vai ajudar produtores com prejuízos da chuva de granizo

As recentes chuvas de granizo atingiram municípios do interior do Espírito Santo no final de março e início deste mês. No município de Vargem Alta, por exemplo, o cenário é de devastação. Muitas propriedades foram completamente dizimadas nas culturas de café, abacate, banana e olericultura. O Sistema Faes/Senar-ES/Sindicatos Rurais está auxiliando no levantamento técnico dos prejuízos e já inscrevendo os atingidos para receberem a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

O engenheiro Agrônomo e analista Técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar-ES), Murilo Pedroni, está em campo, junto com um representante do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim e da secretaria municipal de agricultura de Vargem Alta, realizando assessoria técnica. O laudo que está sendo construído servirá para subsidiar a avaliação na busca de crédito nas instituições bancárias.

Anúncio

Na última segunda-feira (05), houve reunião com diversos órgãos do agro para iniciar as ações de avaliação de Vargem Alta e também outros municípios atingidos. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Júlio Rocha, e o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim/Vargem Alta, Wesley Mendes, também vice-presidente da Faes, estiveram presentes.

Na ocasião, o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Paulo Foletto, anunciou a determinação do Governo Estadual em criar com recursos financeiros próprios uma linha de crédito especial a ser executada pelo Bandes, para atendimento emergencial aos produtores que tiveram prejuízos.

Anúncio

A Força Tarefa Emergencial do Agro Vargem Alta foi formada pois 80% dos danos das chuvas de granizo no Espírito Santo se concentram no município. “Percebemos que havia a necessidade de acelerar o levantamento de todas as perdas dos agricultores de Vargem Alta, pois o cenário é desolador, muitos perderam até 100% de sua produção agropecuária e estão sem nenhuma expectativa de renda. Proprietários, meeiros e parceiros estão na mesma situação” destaca Wesley Mendes.

Participam da Força Tarefa junto com o Sistema Faes / Senar-ES e Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim/Vargem Alta o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) sob a coordenação da Secretaria de Agricultura de Vargem Alta.

A Federação da Agricultura capixaba pede aos Sindicatos Rurais que avaliem a situação dos produtores nas demais regiões e façam contato para solicitar avaliação técnica também. Contato pelos telefones: (27) 3185-9227 | (27) 99932-3575.

Fonte: FAES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...

Cavalo Crioulo cresce no Brasil e registra alta de até 11,6% nos rebanhos em 2025

Foto: Maurício Vinhas A raça Cavalo Crioulo segue em ritmo consistente de expansão ...

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...