Projeto Colmeia Viva integra a agricultura com apicultura

Promover o uso correto de defensivos agrícolas para a produção sustentável de alimentos, aliado à proteção das abelhas. Esse é um dos pilares do Programa Colmeia Viva, do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), que é apoiador do conjunto de ações do projeto “Citricultura Sustentável”.

O projeto é iniciativa do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), que visa a produção responsável de alimentos, equilibrando segurança alimentar e preservação ambiental nas regiões produtoras de citros. “Nossas ações dialogam com os princípios da citricultura sustentável, já que os pomares são beneficiados pela polinização das abelhas”, destaca Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindiveg e coordenador do Colmeia Viva.

Anúncio

Para o presidente do Fundecitrus, Lourival Carmo Monaco, a sustentabilidade é uma prática consolidada pelo setor citrícola, tanto pela conscientização sobre o tema quanto pelas exigências legais brasileiras e do mercado internacional. “O projeto ‘Citricultura Sustentável’ difunde as boas práticas agrícolas já adotadas e apoia pequenos e médios produtores”, diz Monaco.

Entre as primeiras ações do projeto “Citricultura Sustentável”, está uma série documental. Com o título “Água”, o conteúdo é dividido em cinco episódios. De acordo com o Fundecitrus, por meio de fontes respeitadas no universo científico e de histórias de pequenos e médios citricultores, o documentário trata da importância estratégica e econômica da água para a viabilidade da vida. Detalhes do projeto podem ser conhecidos no site: www.fundecitrus.com.br/citriculturasustentavel.

Anúncio

COLMEIA VIVA – O Colmeia Viva foi integrado ao Sindiveg em 2021 e passou a ter o apoio das 26 empresas associadas à entidade, que representam 40% do mercado de defensivos agrícolas do Brasil. O programa nasceu da consciência em construir uma relação mais produtiva entre a apicultura e a agricultura, que depende da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças

“O Colmeia Viva está empenhado em colaborar com a criação de mecanismos de regulamentação à proteção e segurança do meio ambiente e das abelhas. Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da apicultura”, ressalta Espanholeto. “Por meio da parceria com o Fundecitrus, disseminaremos ainda mais esses ideais tão importantes para o mundo mais responsável”.

Entre as principais ações desenvolvidas, o Colmeia Viva mantém um canal de atendimento (0800-771-8000) para esclarecer dúvidas e receber sugestões e comentários, além de ter um aplicativo que facilita a comunicação entre os diversos segmentos envolvidos e oferece treinamento on-line e com certificado, disponível em: https://aulaead.colmeiaviva.com.br. Todos os serviços são gratuitos.

Fonte: Texto Comunicação Corporativa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...