Próxima semana será a mais fria do ano e poderá nevar em partes do Brasil

Foto: Mycchel Legnaghi – São Joaquim Online

Na primeira semana de maio, uma forte massa de ar polar avança pelo Brasil provocando forte queda de temperatura. De acordo com o Climatempo, esse será o sistema mais intenso do ano até agora.

Anúncio

As últimas rodadas dos modelos de previsão do tempo indicam frio intenso no Sul, onde a temperatura começa a baixar no dia 4 de maio – terça-feira da semana que vem. Com a chegada da massa de ar polar, o frio aumenta pra valer a partir da tarde do dia 5, com madrugadas mais geladas a partir do dia 6 de maio (quinta-feira).

O ar frio polar vai avançar também sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com forte queda de temperatura a partir dia 6 de maio. Os modelos meteorológicos estão indicando queda de temperatura também no Norte do Brasil a partir do dia 6, com resfriamento em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas. Se esse resfriamento se confirmar, será a primeira friagem do ano na região.

Anúncio

No dia 7 de maio a previsão ainda indica temperaturas baixas e frio intenso. A tendência é de que a partir do dia 8 de maio, a massa de ar polar comece a perder força, possibilitando aos poucos a elevação da temperatura, com diminuição do frio.

NEVE – Entre a noite de quarta (5) e manhã de quinta-feira (6), com a expectativa de muito frio e elevada umidade do ar, há a possibilidade de ocorrência de neve nas serras Gaúcha e Catarinense.

GEADA – Com a presença do ar polar de forte intensidade provocando frio intenso, é alto o risco de geada especialmente entre os dias 6 e 7 de maio. A previsão até agora é de geada por todo o interior do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e em quase todo o Paraná, com exceção do norte do Estado.

A previsão é de que o ar frio avance também pelo Centro-Oeste do Brasil, com expectativa de frio intenso, com risco baixo a moderado de ocorrência de geada em Mato Grosso do Sul.

Nos próximos dias o Climatempo vai acompanhar esta tendência de frio intenso no centro-sul do Brasil na próxima semana. Normalmente, o indicativo dos modelos meteorológicos é de alta confiabilidade, ou seja, é certo que haverá forte queda de temperatura no decorrer da semana que vem.

“Quanto à chance de ocorrência de neve e geada generalizada, vamos monitorar durante a semana sempre mantendo nossos usuários bem informados”, destacam os especialistas do Climatempo.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...

Cavalo Crioulo cresce no Brasil e registra alta de até 11,6% nos rebanhos em 2025

Foto: Maurício Vinhas A raça Cavalo Crioulo segue em ritmo consistente de expansão ...

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...