Pimenta-do-reino é o novo negócio da Cooabriel

A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) deu início a um novo negócio: a armazenagem e comercialização de pimenta-do-reino.

O projeto teve início com a recepção de mais de 3 toneladas da especiaria de alguns sócios. O antigo armazém da cooperativa em Vila Valério é a base deste projeto piloto.

Anúncio

Com cerca 60% dos seus mais de 6000 cooperados produzindo pimenta do reino, havia uma grande demanda para Cooabriel trabalhar com este produto. Esta iniciativa é mais um benefício que a cooperativa oferece aos seus sócios, que tinham muita dificuldade em manter a produção em segurança até o momento ideal da venda.

Anúncio

“Agora, nossos sócios contam com um ambiente de confiança para armazenar também a pimenta. Para nós, trata-se de um negócio novo, mas acreditamos no potencial da produção e iremos buscar mercados que possam remunerar da melhor forma o nosso produtor”, disse o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

A estrutura de Vila Valério está totalmente preparada para início das operações e representa a primeira unidade de pimenta-do-reino da cooperativa. A princípio, a recepção do grão será realizada somente nesta unidade piloto e o transporte da pimenta até este armazém deverá ser feito pelo cooperado.

Para o sócio comercializar a pimenta na Cooperativa, o procedimento é o mesmo que é feito com o café. Ele comercializa o produto de acordo com sua necessidade, tanto presencialmente, quanto por telefone. A tabela de preço varia de acordo com a classificação por tipo de pimenta.

De acordo com o gerente corporativo de mercado, Edimilson Calegari, o objetivo é trabalhar as vendas para a exportação direta. “Iremos buscar os mercados que melhor remuneram o produto do nosso cooperado. A pimenta é uma boa alternativa de diversificação e renda para os nossos produtores. Com a pimenta, eles terão a mesma assistência técnica e acompanhamento já praticados com o café”, finalizou.

Fonte: Cooabriel

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Polícia flagra crime ambiental na Região Serrana capixaba

A Polícia Militar Ambiental flagrou atividades de crime ambiental em um município da ...

Proprietário rural furta energia para secar café

A Polícia Civil do Espírito Santo e técnicos da EDP (concessionária de energia ...

Brasil se autodeclara livre de febre aftosa sem vacinação

Foto: Mapa Com o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 ...

Pratos com produtos de IG formam o Circuito Gastronômico do Connection Terroirs 2024

Foto: Divulgação Quem estiver em Gramado entre os dias 15 e 18 de ...

Setor de fretes do agronegócio brasileiro cresce 21%

Foto: Freepik O setor de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro alcançou um crescimento ...