Três barragens são inauguradas em Santa Teresa

O município de Santa Teresa ganhou mais três barragens: Afluente 25 de Julho, Cabeceira 25 de Julho e Itanhangá. As obras trazem maior segurança hídrica para a região. O volume de armazenamento total é de 233.804 metros cúbicos de água, que vão beneficiar a população local nos períodos de escassez de chuvas.

A ação faz parte do Programa Estadual de Construção de Barragens, que já entregou 22 empreendimentos em todo o Espírito Santo, com investimento até o momento de R$ 50 milhões, proporcionando o armazenamento de mais de 15 bilhões de litros de água.

Anúncio

Para a conclusão das obras, o Estado providenciou a construção de acesso ao monge, que facilitará a operação e manutenção das barragens, tornando-as mais seguras, uma vez que o acesso por meio de passarela metálica facilitará a chegada de pessoas e equipamentos que eventualmente se façam necessários nas atividades.

Anúncio

O prefeito de Santa Teresa, Kleber Medici da Costa, destacou a importância desses investimentos para a população. “É muito importante celebrar a vida através do que estamos vendo nessa barragem. A redução na burocracia para os licenciamentos permitiu a construção de barragens como essa. Elas vão atender os agricultores em seu principal momento de desespero, que é a seca. Apesar de sermos um polo turístico, a base da nossa economia é a agricultura”, pontuou.

“São R$ 3,5 milhões em investimentos aqui nessa região, além de uma retroescavadeira, que entregamos à prefeitura para atender os agricultores. Essa barragem dá mais segurança hídrica aos agricultores, pois sabemos que não existe produção sem água. Estamos vivendo com mudanças climáticas, com muitas chuvas em determinados períodos e outros com longas estiagens. Neste momento de seca, as barragens mantêm fornecimento de água aos produtores e aos moradores”, afirmou o governador Renato Casagrande.

“Iremos entregar ainda este ano mais quatro barragens que estão em fase final de execução e publicar o edital de mais seis projetos de barragens. Além de outras três barragens que já estão em fase de licitação. Essas obras vão permitir a reserva de água para a produção agrícola, que é muito forte no município”, salientou o subsecretário de Estado de Infraestrutura Rural, Rodrigo Vaccari. As obras foram realizadas com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag).

Fonte: Seag

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Polícia flagra crime ambiental na Região Serrana capixaba

A Polícia Militar Ambiental flagrou atividades de crime ambiental em um município da ...

Proprietário rural furta energia para secar café

A Polícia Civil do Espírito Santo e técnicos da EDP (concessionária de energia ...

Brasil se autodeclara livre de febre aftosa sem vacinação

Foto: Mapa Com o fim da última imunização contra febre aftosa para 12 ...

Pratos com produtos de IG formam o Circuito Gastronômico do Connection Terroirs 2024

Foto: Divulgação Quem estiver em Gramado entre os dias 15 e 18 de ...

Setor de fretes do agronegócio brasileiro cresce 21%

Foto: Freepik O setor de fretes rodoviários do agronegócio brasileiro alcançou um crescimento ...