Lançado curso a distância sobre produção e controle de qualidade de bioinsumos

bioinsumos.jpeg

O primeiro curso sobre produção e controle de qualidade de bioinsumos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com inscrições abertas. Até o dia 27 de julho, os interessados poderão se inscrever gratuitamente para as aulas, que acontecerão de forma 100% online de agosto a setembro de 2021. As vagas são ilimitadas e os participantes receberão certificado. As inscrições podem ser feitas na página da Enagro. 

“Nosso olhar sobre a bioeconomia é que temos o desafio de agregar valor à base biológica do Brasil de forma que não há grandes perspectivas em termo de inovação disruptiva em cima do modelo clássico de agricultura. Em contrapartida, temos grandes cenários para poder reposicionar a agricultura do futuro do Brasil e dos trópicos, que é justamente a de base biológica”, pontuou o secretário-Adjunto de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, Cleber Soares.

Anúncio

Durante o lançamento do curso, a diretora de Apoio à Inovação para Agropecuária, Sibelle Silva, destacou o crescimento do setor e a importância do tema para os produtores rurais, principalmente os pequenos. “O crescimento do setor de bioinsumos no exterior é da ordem de 15% ao ano. Mas no Brasil, graças à nossa vocação nacional e ao empreendedorismo do nosso produtor, o mercado já apresenta taxas anuais de 28% de crescimento em bioinsumos no segmento de proteção de plantas”, declarou.

O setor movimenta R$ 1 bilhão no país e tem grande potencial de expansão no uso para os próximos anos. “A agricultura de base biológica é uma revolução em curso e precisamos democratizá-la com conhecimento e assistência técnica”, acrescentou.

Anúncio

CURSO – O Mapa desenvolveu o curso em parceria com a Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia como parte de um dos Objetivos do Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos. Serão 20h de capacitação com o objetivo atender a uma crescente demanda por profissionais capacitados em boas práticas de produção de bioinsumos no país.

O curso é disponibilizado via plataforma de ensino da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro) e atende a diferentes perfis, como técnicos, extensionistas, alunos de graduação e pós-graduação, produtores rurais. Durante a capacitação, o aluno compreenda os conceitos relacionados a controle biológico, será capaz de identificar as diferentes bactérias do gênero Bacillus utilizadas em controle de pragas e doenças agrícolas, conhecerá os passos para produzir e formular bioinsumos a base de bactérias do gênero bacillus e as metodologias para garantir o seu controle de qualidade. 

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Maior feira de agronegócio do Espírito Santo tem inicio com debates sobre mercado e inovação

Fotos: Pedro Dutra Bruno Caetano A 6ª edição da Feira de Agronegócios Cooabriel ...

Queijo nasceu antes da escrita e ajudou a mudar a alimentação humana, aponta especialista

Foto: Freepok Muito antes de ocupar espaço em tábuas de degustação e na ...

Festival da Cachaça vai preparar caipirinha de 1.500 litros e reunir atrações em São Roque do Canaã

Fotos: MKV Áudio Visual São Roque do Canaã se prepara para viver mais ...

Contadores serão capacitados para orientar empresas de turismo sobre cadastro do Ministério do Turismo

Foto: Divulgação/Sebrae-ES O Sebrae/ES e o Conselho Regional de Contabilidade do Espírito Santo ...

Espírito Santo cria mostra para aproximar produtores de conilon especial e compradores

Foto: Seqg O Espírito Santo vai sediar a primeira edição da Mostra de ...