Conab analisa efeitos da falta de chuvas nas lavouras de milho, algodão e trigo

A região Centro-Oeste, responsável pela maior produção de grãos do país, sentiu os efeitos da falta de chuvas na primeira quinzena deste mês, sobretudo para o milho segunda safra. Houve restrição hídrica para as lavouras ainda em enchimento de grãos, semeadas fora da janela ideal. No entanto, o tempo seco favoreceu a maturação e a colheita do milho e do algodão.

A análise é do Boletim de Monitoramento Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), elaborado com base nas condições observadas nas primeiras semanas deste mês.

Anúncio

Sofreram essas restrições os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde a média do armazenamento hídrico no solo foi baixa. Aliado a isso, há a expectativa de impacto na produtividade do milho devido à incidência de geadas no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás, especialmente nas lavouras em estádios reprodutivos. A umidade do solo, porém, foi suficiente para o desenvolvimento do milho segunda safra no Paraná.

As chuvas apresentaram maiores acumulados na região Norte e no litoral da região Nordeste do país. Nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Matopiba, a ausência de chuvas foi favorável para as operações de colheita da segunda safra, como o milho e o algodão.

Anúncio

Já com relação à safra de inverno, o comportamento tem apresentado padrões satisfatórios de desenvolvimento. Na região Sul, para o trigo que está em estádios iniciais, não se estima perdas até o momento. Apesar da pouca chuva, foi possível avançar com a semeadura e o desenvolvimento do cereal nos principais estados produtores.

Fonte: Conab

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Artesanato de barro de Santana do São Francisco (SE) conquista Indicação Geográfica

Foto: Seagri/Sergipe O artesanato de barro de Santana do São Francisco, em Sergipe, ...

Cavalo Crioulo cresce no Brasil e registra alta de até 11,6% nos rebanhos em 2025

Foto: Maurício Vinhas A raça Cavalo Crioulo segue em ritmo consistente de expansão ...

Turismo de experiência cresce e movimenta pequenos negócios com apoio das redes sociais

Foto: Setur-ES Pedra dos Cinco Pontões, em Laranja da Terra, é destino buscado ...

Safra da maçã 2026 começa no Brasil com frutos maiores, mais doces e exportações em alta

A safra brasileira de maçã 2025/2026 será oficialmente aberta no próximo dia 7 ...

Dia C 2025 beneficia mais de 101 mil pessoas com ações sociais das cooperativas capixabas

Foto: Divulgação/Coopepi Cooperativa educacional Coopepi arrecadou alimentos para doar a pessoas em situação de ...