AlimentarES promove divulgação de receitas saudáveis da agricultura familiar

A agricultora Maria Fehlberg Braun, de Colatina, fez a receita de brote para a ação do AlimentarES

Como incentivo aos hábitos alimentares saudáveis, o Projeto AlimentarES está promovendo a ação “Receita da Minha Terra”, com o objetivo de resgatar receitas tradicionais da agricultura familiar de diferentes regiões do Espírito Santo. Os ingredientes naturais das receitas fazem parte das cestas verdes distribuídas pelo AlimentarES, projeto realizado pelo Governo do Estado e coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Serão divulgadas oito receitas, sendo elas: brote, bolo de milho, hambúrguer de casca de banana, molho de tomate, caranguejo com muma, bolinho de flor de abóbora, mingau de fubá com couve e bolo de aipim. As receitas são de agricultores familiares dos municípios de Colatina, Itapemirim, Alegre, Nova Venécia, Anchieta, Castelo, Guaçuí e Conceição do Castelo. O nome “Receita da Minha Terra” faz referência aos ingredientes produzidos pelos agricultores, bem como à localidade do prato.

Anúncio

“Essa ação pretende incentivar hábitos alimentares regionais, bem como o consumo de alimentos naturais mais saudáveis, produzidos principalmente pela agricultura familiar. Também temos o objetivo de resgatar o modo de fazer tradicional, identificando os saberes, os valores culturais e a memória afetiva que cada receita representa para as agricultoras, suas famílias e comunidades”, destacou a extensionista do Incaper e organizadora da ação, Aline Chaves.

A divulgação das receitas será feita nas redes sociais do Incaper e parceiros do AlimentarES, semanalmente. Conforme previsto em cronograma, as primeiras receitas serão divulgadas no próximo dia 24 de agosto. No perfil do Incaper no Instagram, será realizada uma votação para o público escolher a receita mais atrativa. Ao final da divulgação e das votações, a receita mais votada terá um vídeo produzido com o modo de fazer, que será gravado com a agricultora cuja receita tiver mais votos. O vídeo será exibido na Semana da Alimentação, comemorada em outubro, como incentivo ao consumo de pratos saudáveis.

Anúncio

A ação “Receita da Minha Terra” faz parte da campanha do AlimentarES de incentivo à alimentação saudável. O projeto tem atuação em rede multidisciplinar e intersetorial, e envolve as esferas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), compostas por produção, distribuição e consumo de alimentos. A seleção das receitas foi feita por economistas domésticos do Incaper, tendo como critério a utilização de alimentos naturais no preparo do prato.

“Convidamos o público a conferir as receitas e, principalmente, a fazê-las em casa. São pratos que, além de saudáveis, são deliciosos e destacam alimentos naturais presentes em todo Estado. Essa ação também ressalta a tradição de nossos agricultores, sendo uma forma também de valorizar o alimento produzido na nossa terra”, disse a economista doméstico do Incaper, Ana Penteado.

Fonte: Incaper

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Café do Espírito Santo dispara nas exportações e ultrapassa US$ 75 milhões

O café capixaba voltou a ganhar protagonismo no mercado internacional e impulsionou um ...

Obra ilegal em área de preservação destrói vegetação e termina com embargo

Uma intervenção irregular dentro de uma área protegida no Norte do Espírito Santo ...

Café ganha força com mudança no clima e reforça protagonismo no Espírito Santo

Foto: Incaper O comportamento do clima ao longo desta semana traz impactos diretos ...

Anuário de genética bovina traça panorama do mercado e aponta tendências para a pecuária

Foto: Julio Huber A publicação do Anuário ASBIA de Genética Bovina 2026 chega ...

Do campo ao mercado externo: jovens vivenciam rotina na produção e exportação de café

Foto: Divulgação Alunos do ensino médio da Escola Estadual Professor Ormy Araújo Amaral, ...