Parceria permite a criação de Rede Capixaba de Trilhas

O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), a Secretaria de Turismo (Setur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, ontem (23), o protocolo de intenções para elaboração de proposta da Rede Capixaba de Trilhas. O documento foi assinado durante visita técnica no Parque Estadual do Forno Grande, em Castelo, com a presença de guias turísticos do Espírito Santo.

O objetivo do acordo é fortalecer a articulação institucional e promover a colaboração mútua para elaboração de proposta para a Rede Capixaba de Trilhas, no âmbito da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade – RedeTrilhas, a partir da experiência de um projeto piloto na região do Parque Estadual de Itaúnas (PEI), em Conceição da Barra.

Anúncio

“Essa é uma parceria muito importante para o turismo, meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Espírito Santo, que tem belezas que poucos lugares têm. O termo que assinamos aqui é um embrião para que futuramente, todo o Estado tenha trilhas de longa distância”, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

Anúncio

O diretor-presidente disse ainda sobre a presença dos guias de turismo no Parque Estadual do Forno Grande. “É uma alegria receber os guias de turismo aqui. Nosso desafio e projeto estratégico de Governo é tornar os parques mais sustentáveis. Temos uma parceria muito importante com a Setur e o turismo é uma das principais formas de gerar riquezas de forma sustentável. Temos nas unidades de conservação grandes oportunidade, pois, apesar da pandemia, as pessoas estão carecendo de espaços abertos e de se conectar com o meio ambiente”, informou.

A secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, ressaltou a importância desta união do Governo do Estado com a comunidade, Prefeitura e o Sebrae. “Temos uma riqueza natural muito especial e esta união de forças permite que o turismo aconteça de forma ordenada, gerando renda para toda a cadeia produtiva do turismo e permitindo que a comunidade no entorno dos parques prospere mantendo suas atividades e ampliando com opções que façam o local ainda mais interessante para o turista”, frisou.

O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou o trabalho que a instituição está realizando no entorno das unidades de conservação. “O Sebrae está atuando a partir da identificação das vocações e das potencialidades do território para o turismo. A intenção é construir, de forma participativa, um plano de ações para a dinamização e qualificação dos pequenos negócios ligadas às atividades do turismo no entorno do Parque Estadual de Forno Grande”, pontuou

Fonte: Iema e Setur

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Ações integradas ampliam combate a agrotóxicos ilegais

Foto: Divulgação/Mapa Atuar na descapitalização de organizações criminosas que atuam no contrabando ou ...

Vaca nelore é avaliada em R$ 15,5 milhões em leilão na Expozebu

Foto: Divulgação A qualidade genética da vaca Donna FIV CIAV foi valorizada com ...

Agrishow começa com melhorias na infraestrutura e programação intensa

Foto: Agrishow Oficial A 29º edição da Agrishow, a principal feira de tecnologia ...

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

Fotos: Divulgação Secretário de Turismo de Canela (RS), Gilmar Ferreira e a esposa ...

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

Foto: Erik Araujo/@prooffroad_adventure A contagem regressiva começou para o Polenta Off Road 2024, ...