Crise hídrica no Espírito Santo cria cenário favorável para Marco Regulatório de Setor Elétrico

A Barragem do Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá, está com o nível abaixo do normal

A falta de chuvas em algumas áreas estratégicas do Sudeste brasileiro provoca queda no nível dos reservatórios que abastecem a população dos estados da região. De acordo com informações do Operador Nacional do Sistema (ONS), no início da semana o nível dos reservatórios estava em 18,38%. E diante da atual crise, parlamentares no Congresso Nacional voltam a dar ênfase no PL 414/2021, que trata do Marco Regulatório do Setor Elétrico.

O quadro se torna preocupante, pois, com a redução do volume de água nos mananciais, a tendência é de aumento do valor da conta de luz. É o que explica o economista da FGV IBRE, André Braz.

Anúncio

“A geração de energia hidrelétrica é mais barata, mas quando o nível dos reservatórios fica muito baixo, não é possível gerar a quantidade de energia que a economia demanda. Por essa razão, os custos de geração de energia, pela necessidade de acionamento e de outras fontes mais caras de energia, acabam provocando esse encarecimento nas contas de luz”, destaca.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultores Familiares de Santa Maria de Jetibá, Egnaldo Andreatta, postou uma foto fazendo um alerta para o baixo nível da Barragem do Rio Bonito, que fica no município, e que está a um nível muito abaixo do normal.

Anúncio

A preocupação com a situação gerou alerta entre parlamentares, que defendem a aprovação do Novo Marco Regulatório do Setor Elétrico, previsto no PL 414/2021. O deputado federal Ted Conti (PSB-ES) é um deles. Segundo o congressista, a medida possibilitará ao consumidor alternativas de serviços que deixam a conta de energia mais barata.

“O fato de o consumidor poder escolher o gerador ou comercializador junto ao qual comprará sua energia elétrica, tende a reduzir o preço dos serviços. Para evitar que o consumidor seja enganado em relação aos preços, o PL prevê que nas faturas das distribuidoras seja informado, de forma separada, o valor da energia elétrica fornecida, bem como o valor do transporte, de forma a garantir transparência”, pontua.

ALTERNATIVAS – Pelos termos da proposta, haverá mudança no acesso ao Mercado Livre, no formato dos leilões de energia, na tarifação do consumidor na Baixa Tensão, e nos descontos para fontes incentivadas, na separação entre lastro e energia.

Segundo Ted, a ampliação do mercado livre trará maior competitividade ao setor elétrico, estimulando a concorrência e melhorando o atendimento comercial dos consumidores.  O parlamentar destaca, ainda, que os consumidores poderão comprar energia elétrica de acordo com a necessidade de cada um.

“Um consumidor pode aceitar pagar mais caro pela energia durante a noite, se o gerador ou comercializador aceitar um preço menor durante o dia, de forma que seu gasto total seja reduzido. Então, o consumidor terá ciência se o preço que um gerador ou comercializador está lhe oferecendo é maior ou menor do que o preço da energia elétrica vendida pela distribuidora”, explica.

O projeto de lei 414/2021 foi aprovado no Senado Federal no início de 2021 e, atualmente, aguarda deliberação do presidente da Câmara dos Deputados para tramitar na Casa de Leis.

Fonte: Brasil 61

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Agro lidera geração de empregos e impulsiona criação de mais de 3,6 mil vagas no Espírito Santo

Foto: Freepik O mercado de trabalho capixaba abriu 3.611 postos formais de trabalho ...

Controle de doença nos laranjais sustenta posição do Brasil no mercado global

Foto: Freepik A força da citricultura brasileira no mercado internacional passa, cada vez ...

Credibilidade sanitária impulsiona agronegócio brasileiro em cenário de novas barreiras comerciais

Foto: Mapa A decisão dos Estados Unidos de deixar de fora produtos como ...

Safra recorde no Brasil pressiona cotações, mas oferta global limitada sustenta mercado do café

Foto: Freepik A expectativa de uma safra recorde de café no Brasil em ...

Tecnologia na irrigação reduz desperdício de água e muda lógica da produção no campo

Foto: Divulgação/Netafim No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, ...