Semana foi marcada por boatos sobre importação de café

Por meio de uma nota, o Conselho Nacional do Café (CNC) informou que essa semana que finaliza foi mais uma de luta contra boatos de importações de toneladas de café verde para abastecer o mercado brasileiro. “Fomos surpreendidos no final de semana que passou com a veiculação de um artigo afirmando que a saída para um possível desabastecimento de café no Brasil estava num país vizinho. Imediatamente, iniciamos o contato com todos os órgãos responsáveis, a iniciar pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que de pronto negou os fatos”, destacou a nota.

O CNC informou que “lamenta profundamente que fake news como essa ainda seja veiculada, visto que traz um grande prejuízo para a cadeia produtiva do café, com impacto de enormes dimensões no país e no mundo, já que o mercado oscila e especula”.

Anúncio

De acordo com representantes da CNC, essa não é a primeira vez que se enfrenta esse tipo de estratégia, utilizada para movimentar o mercado e desestabilizar o café brasileiro frente a outros países produtores. “Não bastassem todas as dificuldades enfrentadas nos últimos tempos, ainda temos que agir rapidamente para desmentir notícias como essa”, reitera.

“É um absurdo e uma grande petulância! Afirmamos que o Brasil continuará sendo o maior produtor e exportador de café do mundo, com condições de atender não só ao mercado externo, mas também de abastecer o consumo interno”, finaliza o comunicado da CNC.

Anúncio

Fonte: CNC

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...