Feira de artesanato segue até o dia 16 em Guarapari

Com mais de 15 mil produtos à venda, a 20ª Feira Interestadual de Negócios e Artesanato de Guarapari (Feinartg) conta com produtos variados que vão desde acessórios e presentes, até peças de decoração.

A feira vai até o dia 16 de janeiro, sempre das 16h às 22h, no Radium Hotel. “Este é o evento que fortalece a nossa retomada da economia. A gente sempre marcou presença aqui ajudando os artesãos, as artesãs para que eles possam ter, através desse apoio, um instrumento que favoreça a sua renda”, disse o governador Renato Casagrande, durante uma visita ao local.

Anúncio

Promovida pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), a feira já faz parte da cultura guarapariense. “Um local de muita gente talentosa, que consegue usar esse talento para, de fato, sobreviver e divulgar as coisas boas que a gente tem aqui no nosso estado e isso é muito bom”, apontou o governador.

A feira conta com produtos variados como peças de decoração, presentes, acessórios de diversas tipologias, como pedras, dentre outros itens expostos. Para a secretária de Turismo de Guarapari, Helione Bacovis, o evento traz benefícios para a cidade. “A feira traz artesanatos de vários municípios, mas também prestigia o nosso, então é uma honra receber essa feira que vem acontecendo há vários anos e espero que ela continue sempre fixa aqui no município”, ressaltou.

Anúncio

Também presente no evento, Tyago Ribeiro Hoffmann, secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico, que destacou a importância da feira para a valorização do artesanato. O secretário aproveitou para falar da reforma do Radium Hotel, promovida pelo Governo do Estado. A expectativa é que as atividades no local sejam iniciadas em 2023.

“Estamos restaurando o Radium Hotel e vamos fazer dele um espaço de conhecimento juntamente com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Vamos montar uma escola técnica voltada para o turismo. Então, no ano que vem, os turistas que nos visitarem vão poder ver o Radium Hotel restaurado e já produzindo conhecimento para toda nossa sociedade”, ressaltou.

Artesanato e turismo

A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes, também marcou presença na abertura e ressaltou o caminho de fortalecimento da feira ao longo dessas 20 edições em Guarapari. “A gente tem um turismo lindo. O Espírito Santo é bem localizado, ele tem suas potências naturais que são fantásticas e Guarapari é o símbolo desse turismo. Qualquer lugar do mundo que você vá, se falar do Espírito Santo alguém conhece Guarapari”, enfatiza.

Jacqueline também explicou como o artesanato é importante para fortalecer o turismo capixaba, gerando qualidade de vida para quem mora e quem visita o estado. “A pessoa que leva uma peça para alguém, ela pergunta da onde veio, o que significa esse beija-flor, o que significa essa orquídea, ou seja, você conta a história do local através do artesanato. É por isso que a gente acredita nessas feiras, a gente apoia os empreendedores, apoia o agronegócio”, declarou.

20ª Feinartg

  • Data: até 16 de janeiro
  • Local: Radium Hotel, Centro de Guarapari
  • Horário: 16h às 22h
  • Entrada: gratuita

Fonte: Folhaonline.es

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Tomate paulista amplia área plantada, mas colheita recua na safra de inverno

Foto: Freepik A produção de tomate em São Paulo encerrou a safra de ...

Projeto da Ufes busca ampliar renda de pequenos produtores de suínos no Caparaó

Foto: Acervo do projeto Projeto de extensão desenvolvido em Alegre utiliza genética selecionada ...

Brasil deve reduzir consumo de fertilizantes após recorde em 2025

Foto: Freepik País importou cerca de 85% dos fertilizantes utilizados na agricultura e ...

Estoques públicos de arroz, feijão e milho entram no período de risco climático em níveis baixos

Foto: Freepik O Brasil inicia um novo período de risco climático com estoques ...

Senado aprova projeto que amplia papel do seguro rural no crédito e na gestão de riscos

Foto: Mapa O Senado aprovou o Projeto de Lei 2.951/2024, que altera regras ...