Chuva e frio intenso avançam pelo Brasil; veja a previsão para o feriado

Nesta quinta-feira (14), o ar frio de origem polar avança sobre o Sul do Brasil, dissipando grande parte da nebulosidade e derrubando a temperatura em várias regiões do país. Na fronteira com o Uruguai, estão previstas geadas nas cidades mais altas. O avanço de uma frente fria estimula o aumento da nebulosidade e das condições para chuva sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil, segundo o Climatempo.
O ar frio de origem polar também começa a baixar a temperatura em Mato Grosso do Sul, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. A quinta-feira segue nublada e com previsão de chuva até a noite no leste de São Paulo, incluindo a capital e o litoral paulista, e no sul do Rio de Janeiro.
Anúncio
Já no Espírito Santo, no Distrito Federal, nas outras áreas mineiras, em Goiás e em Mato Grosso, o dia é com sol, calor e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem principalmente à tarde e à noite sobre a maior parte dos estados das regiões Norte e do Nordeste. O dia é abafado.
De acordo com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extenção Rural (Incaper), a sexta-feira (15) será de mudança nas condições do tempo em todo o Espírito Sando. A passagem de uma frente fria pelo litoral capixaba irá deixar o tempo instável em todo o Estado. O sol aparece entre muitas nuvens e chove, em alguns momentos do dia, em todas as regiões. As temperaturas diminuem em todo o Estado. O vento sopra com moderada intensidade pelo litoral do Estado. Em alguns momentos, as rajadas podem ser de forte intensidade.
Anúncio
Alertas meteorológicos de chuva forte para hoje (14)
De acordo com o Climatempo, há alerta para chuva forte hoje nas capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande (só na madrugada e manhã), Goiânia, Brasília, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Belém, Macapá, São Luís. Para o Litoral de São Paulo o instituto afirma que deverá ocorrer chuva volumosa e frequente.
Há ainda alerta para temporais no norte/nordeste de São Paulo; no sul de Minas Gerais; na Zona da Mata Mineira; no centro e sul do Rio de Janeiro (inclui Grande Rio e Região Serrana); divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás e Mato Grosso; oeste/noroeste de Mato Grosso; Distrito Federal; nordeste de Goiás; centro, sul e leste do Tocantins; ilha de Marajó (PA); Amapá; noroeste do Pará; Amazonas; Acre; Roraima; sul de Roraima; extremo sul do Maranhão e do Piauí.
Outro alerta é de chuva moderada a forte, com raios e vento por vezes forte, de forma isolada, no litoral do Paraná; no Vale do Itajaí (SC); no centro, leste e oeste de São Paulo; no centro e leste de Mato Grosso do Sul (só na madrugada e manhã); norte do Rio de Janeiro; Espírito Santo (exceto litoral norte do Estado); centro, leste, norte e oeste de Minas Gerais; centro, sul, leste e oeste de Goiás; centro, leste e norte de Mato Grosso; no Pará (exceto noroeste e ilha de Marajó); Roraima (exceto sul do Estado); oeste e norte do Tocantins, Maranhão e Piauí (exceto extremo sul destes estados).
FRIO NO FIM DE SEMANA – Durante o fim de semana prolongado, os estados do Sul, do Sudeste e algumas áreas do Centro-Oeste e até o Norte do Brasil vão sentir a passagem de uma massa de ar frio, de origem polar. O ar gelado que veio da Antártica já entrou na Argentina e começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira, fazendo a temperatura baixar cada vez mais até o fim do dia.
A região de fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, a serra gaúcha e a serra catarinense serão os lugares mais frios no Brasil nesta quinta-feira. O dia amanhece com geada no extremo sul gaúcho.
Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, e Florianópolis, capital de Santa Catarina, devem abrir a quebra de recordes na passagem desta nova massa de ar frio, de origem polar. As duas capitais podem registrar a menor temperatura máxima nesta quinta-feira.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Meteorologia, até o dia 13 de abril, a menor temperatura máxima de 2022 em Porto Alegre era de 21,3°C, em 31 de março. A menor máxima em Florianópolis era de 21,8°C, em 1 de abril.
Nesta quinta-feira, a queda acentuada da temperatura será sentida no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. A temperatura já começa baixar em São Paulo e o calor diminui até no Rio de Janeiro. Atenção para o risco de chuva forte nesta quinta nesses dois estados do Sudeste.
Mais frio no feriado
O ar gelado vai derrubar a temperatura em vários estados do centro-sul do Brasil nos próximos dias, deixando o feriado prolongado da Páscoa com aquele friozinho típico do outono.
Na sexta-feira (15), a temperatura cai mais em toda a Região Sul, em Mato Grosso do Sul, nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e no centro-sul de Minas Gerais, incluindo todas as capitais destes estados.
A previsão para o feriado da sexta-feira é que seja o dia mais frio do ano até agora nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. A temperatura na capital paulista deve variar de 14°C a 19°C e no Rio, de 19°C a 24°C.
As madrugadas dos dias 15, 16 e 17 de abril devem ser as mais frias deste ano no centro-sul do Brasil. Confira quais serão as menores temperaturas entre as capitais e os lugares mais frios no país nestes dias nas tabelas abaixo.
Capitais mais frias entre 15 e 17 de abril de 2022
- Curitiba (PR): 8°C, em 15/4
- Porto Alegre (RS): 10°C, em 15/4
- Florianópolis (SC): 12°C, em 16/4
- São Paulo (SP): 13°C, em 16/4
- Campo Grande (MS): 13°C, em 15/4
Cidades mais frias entre 15 e 17 de abril de 2022
- Urupema (SC): 0°C a 15°C em 15/4, com geada ao amanhecer
- Urubici (SC): 2°C a 13°C em 15/4, com geada ao amanhecer
- São José dos Ausentes (RS): 1°C a 14°C em 15/4, com geada ao amanhecer
- Bom Jesus da Serra (SC): 2°C a 13°C em 15/4, com geada ao amanhecer
- São Joaquim (SC): 1°C a 13°C em 15/4, com geada ao amanhecer
Fonte: Climatempo
Anúncio
Anúncio