Polícia Ambiental identifica crimes ambientais em Afonso Cláudio após denúncias

Julio Huber

A semana foi movimentada para a Polícia Militar Ambiental de Afonso Cláudio. Na última quarta-feira (11), em atendimento a uma denúncia anônima feita ao disque-denúncia 181, uma equipe se deslocou até uma propriedade em Alto Rio do Peixe, em Piracema, na zona rural do município.

Anúncio

No local foi constatada a abertura de uma estrada de aproximadamente 255 metros de comprimento por três metros de largura, sendo que parte da estrada foi feita dentro da vegetação nativa da Mata Atlântica. Outra abertura de estrada de aproximadamente 194 metros de comprimento foi feita em uma área em regeneração, onde foi constatada também o anelamento (descascamento do caule) de 13 árvores nativas da Mata Atlântica no meio de um plantio de café.

Anúncio

Já em outra área de aproximadamente 1.500 metros quadrados foi constatado o anelamento de aproximadamente 50 árvores nativas e também o corte de outras árvores. Diante dos fatos, foi confeccionado um Boletim Unificado (BU) e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil. De acordo com a Polícia Ambiental, em tese o proprietário infringiu o Art 60 e 48 da Lei 9.605/98.

Na quinta-feira (12), a equipe atendeu a outra denúncia anônima, dessa vez na localidade São Vicente do Firme, também na zona rural de Afonso Cláudio. Uma guarnição da Polícia Militar Ambiental avistou, na propriedade indicada, quatro gaiolas com pássaros, ao entorno de uma residência.

Ao realizar vistoria, a equipe constatou que tratava-se de pássaros da espécie coleiro. No momento da fiscalização o proprietário não se encontrava na residência, somente sua esposa. Os pássaros foram apreendidos e encaminhados a Secretária Municipal de Meio Ambiente de Afonso Claudio (SEMMA) e foi confeccionado um BU, que foi encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Afonso Cláudio. O proprietário, segundo a Polícia Ambiental, infringiu o Art. 29, § 1 III da Lei de Crimes Ambientais – Lei 9605/98.

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Ações integradas ampliam combate a agrotóxicos ilegais

Foto: Divulgação/Mapa Atuar na descapitalização de organizações criminosas que atuam no contrabando ou ...

Vaca nelore é avaliada em R$ 15,5 milhões em leilão na Expozebu

Foto: Divulgação A qualidade genética da vaca Donna FIV CIAV foi valorizada com ...

Agrishow começa com melhorias na infraestrutura e programação intensa

Foto: Agrishow Oficial A 29º edição da Agrishow, a principal feira de tecnologia ...

Secretário de Turismo de Canela (RS) afirma que as montanhas capixabas são um produto pronto

Fotos: Divulgação Secretário de Turismo de Canela (RS), Gilmar Ferreira e a esposa ...

Polenta Off Road 2024 deve reunir mais de mil competidores nas montanhas do Espírito Santo

Foto: Erik Araujo/@prooffroad_adventure A contagem regressiva começou para o Polenta Off Road 2024, ...