Mês de junho começa com frio?

O fim de maio e o início de junho de 2022 serão frios e com muita umidade na maior parte do Sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, a passagem de uma nova frente fria nos próximos dias provoca chuva e traz mais frio de origem polar para a região. Mas, desta vez o frio mais intenso será para os gaúchos e para a serra catarinense. A queda da temperatura começou a ser sentida ontem (30) e termina com chance de geada e de precipitação invernal no Sul do Brasil.

Precipitação invernal

Anúncio

A precipitação invernal (ou de inverno) é aquela associada com uma atmosfera muito fria e úmida. A neve é um dos tipos de precipitação de inverno, mas pode-se ter também chuva congelada ou chuva congelante.

Nesta terça-feira (31), a condição de muita umidade e atmosfera bastante fria será novamente observada na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Temperaturas entre 0°C e 5°C devem ser observadas nos pontos mais altos destas regiões, e até um pouco abaixo de 0°C em pequenas áreas. 

Anúncio

Nesta situação, não se pode descartar a possibilidade de ocorrência de algum tipo de precipitação invernal no fim da tarde e na noite de hoje.  

Segundo a Climatempo, a chance de nevar é baixa, não se comparando às condições atmosféricas super favoráveis que foram observadas entre os dias 17 e 18 de maio. Porém, desta vez poderia ocorrer outro tipo de precipitação de inverno, como chuva congelada.

GEADA – A nova massa de ar frio de origem começou a baixar a temperatura na Região Sul ontem. O frio intenso na fronteira uruguaia e a região de Campanha Gaúcha pode fazer que amanheça com geada na região.

Hojoe, as condições para geada aumentam sobre o Rio Grande do Sul e várias áreas da depressão central, de todo o sul e sudoeste gaúcho podem amanhecer congeladas pela geada.

Junho começa com condições para geada apenas na Campanha Gaúcha, mas na sexta-feira (3), todo o sul do Rio Grande do Sul poderá ter geada. O excesso de nebulosidade que deve persistir sobre quase todo o Sul do Brasil no decorrer da semana vai impedir uma queda de temperatura muito acentuada e também a geada na maior parte da região.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...