Economia do ES cresce 4,4% no primeiro trimestre de 2022

Finishing metal working on high precision grinding machine in factory

O ano de 2022 começou com resultado positivo para o Espírito Santo. No primeiro trimestre deste ano, a Economia capixaba cresceu 4,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com Indicador de Atividade Econômica (IAE) da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). 

Serviços (6,6%), agropecuária (3,7%) e Indústria (0,5%) foram os principais responsáveis pelo resultado acima da média nacional (1,7%). Os dados compilados pelo Observatório da Indústria da Findes foram divulgados na última sexta-feira (10).

Anúncio

A presidente da Findes, Cris Samorini, comenta que a indústria capixaba superou alguns desafios durante o primeiro trimestre do ano. Entre eles, cita o aumento dos casos positivos de Covid-19, no Estado e no Brasil, mas com redução do número de óbitos; a eclosão da guerra na Ucrânia; e a lentidão na recuperação das cadeias globais de fornecimento.

“Essa última foi agravada pela adoção de medidas de lockdown em regiões produtoras chinesas, devido ao aumento de casos locais de Covid-19, fatos que levaram à elevação dos preços a nível mundial já observada e esperada para o ano. No caso da guerra na Ucrânia, tivemos o aumento dos preços das commodities e de outros produtos exportados pelo país e pela Rússia, tais como petróleo e gás natural, grãos e fertilizantes”, explicou.

Anúncio

Mesmo com os desafios internacionais, a indústria capixaba cresceu. O desempenho positivo do setor industrial capixaba é explicado pela indústria da transformação, que avançou 6,1%. Energia e saneamento (5,1%) e construção (3,5%) também tiveram bom desempenho. No caso da indústria de transformação, o destaque ficou por conta da maior fabricação de produtos alimentícios (20,6%), da metalurgia (13,1%) e da produção de papel e celulose (2,0%).

Por sua vez, a indústria extrativa teve queda de 4,4% no período, puxada pela redução na extração de petróleo e gás natural (-10,8%), apesar do crescimento na atividade de pelotização do minério de ferro (13,0%).

A economista-chefe da Findes e gerente-executiva do Observatório da Indústria, Marília Silva, explica que, no caso do setor de serviços (6,6%), a manutenção da recuperação do setor com o aumento das atividades presenciais, sobretudo de serviços destinados às famílias, e dos transportes (de cargas, via exportação e Correios, e de pessoas, em especial as viagens aéreas) se destacou no período.

“Para a agropecuária o resultado também foi positivo com o setor crescendo 3,7%, impulsionado pela agricultura (4,2%), com a maior produção de café, banana, pimenta-do-reino, tomate, entre outras lavouras”, comenta.

Para o Brasil, a atividade econômica cresceu 1,7% nesta análise interanual, motivada pelo avanço de 3,7% no setor de serviços, ao passo que a indústria e a agropecuária recuaram 1,5% e 8,0%, respectivamente. O recuo da indústria nacional pode ser explicado pelo impacto das chuvas no setor extrativo, sobretudo em Minas Gerais, e a queda da agropecuária foi motivada pelas geadas no Sul do país, que atrapalharam a lavoura de soja, além de outros produtos agrícolas.

Fonte: Findes

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

El Niño volta e acende alerta para a próxima safra de soja no Brasil

Foto: Imnet O retorno do fenômeno climático El Niño foi confirmado nesta semana ...

Ovos processados ganham espaço nas exportações e atingem participação recorde

Foto: Freepik As exportações brasileiras de ovos processados alcançaram o maior patamar da ...

Resistência a antimicrobianos coloca pecuária mundial sob pressão e amplia desafios para o agro brasileiro

Foto: Pixabay O avanço da resistência antimicrobiana na produção animal tem acendido um ...

Renegociação de dívidas ganha força em meio à pressão sobre o crédito rural

Foto: Freepik A possível votação do Projeto de Lei 5.122/2023, conhecido como "Refis ...

Exportações do agro avançam e atingem recorde de US$ 70,5 bilhões nos cinco primeiros meses do ano

Foto: Freepik O agronegócio brasileiro segue ampliando sua presença no mercado internacional e ...