Semana será de frio e chuva em boa parte do Brasil

Foto: Julio Huber

A terceira semana do mês de agosto será marcada por mudanças no tempo no centro-sul do Brasil. De acordo com a Climatempo, entre esta hoje (15) e amanhã (16), a passagem de uma frente fria já provoca o aumento da nebulosidade e chuva forte no Rio Grande do Sul, interior de Santa Catarina e do Paraná.

Anúncio

Estas instabilidades também avançam para o centro-sul de Mato Grosso do Sul, oeste e sul de São Paulo na tarde de terça-feira, provocando pancadas de chuva com risco de trovoadas, mas de forma mais isolada.

Anúncio

Na quarta-feira (17), a frente fria se afasta rapidamente pelo oceano, mas uma mudança no padrão da circulação de ventos reforça as nuvens de chuva em Mato Grosso do Sul, com risco de temporais no extremo sul do Estado.

Já no sudoeste de Mato Grosso, no oeste e sul de São Paulo, as pancadas são mais isoladas. O interior paulista, o sul de Goiás e todo o centro-leste de Mato Grosso continuam sem grandes mudanças, e o tempo segue firme e seco e baixa umidade relativa do ar, pelo menos até a quarta-feira.

Forte frente fria provoca chuva e queda nas temperaturas

As instabilidades ganham força a partir da quinta-feira (18). Outra frente fria se forma ao longo do dia e provoca chuva forte no meio oeste de Santa Catarina, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, oeste e sul de São Paulo. A chuva consegue avançar mais sobre o estado de Mato Grosso, áreas do sul de Goiás e no estado de Rondônia já com risco de trovoadas.

O litoral paulista, a região da Grande São Paulo e o Vale do Ribeira ficam em atenção para chuva forte na noite de quinta e madrugada de sexta-feira (19). Estas instabilidades conseguem avançar para a região da Zona da Mata Mineira, norte e interior do Rio de Janeiro e na Grande Belo Horizonte no decorrer da sexta-feira.

FRIO E GEADA – Na retaguarda desta frente fria, a entrada do ar polar volta a derrubar as temperaturas no centro-sul do Brasil. A sexta-feira já amanhece fria e com risco de geada em toda a Região Sul do Brasil, com exceção das áreas litorâneas, municípios do extremo sul de São Paulo, que fazem divisa com o Paraná, e no sul de Mato Grosso do Sul.

NEVE – De acordo com a Climatempo, a atmosfera esfriou muito no Sul do Brasil com a passagem da frente fria na primeira semana de agosto. Agora, esta nova frente fria traz outra forte massa de ar de origem polar. Desta vez, não haverá tempo para um grande aquecimento da atmosfera.

Com a entrada de mais ar frio e a perspectiva de formação de outro ciclone extratropical, as condições para ocorrência de neve no Sul do Brasil aumentam muito para o fim desta próxima semana.

Vários modelos de previsão específica para precipitação de inverno indicam a ocorrência do fenômeno para os dias 18 e-ou 19 de agosto. Ainda há muita variação e indefinição sobre as áreas onde poderá nevar, mas há uma chance relativamente alta de que, desta vez, possa nevar não só nas regiões de maior altitude das serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas também nas áreas de planaltos dos dois estados, em outras áreas do interior gaúcho, no sul do estado e até no sul do Paraná.

Fonte: Climatempo

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Inovação e perspectiva de mercado serão os assuntos da palestra magna da Favesu 2024

Foto: Multipalestras A organização da Feira de Avicultura e Suinocultura Capixaba (Favesu 2024) ...

Silos em alagamentos podem produzir gases explosivos

O alagamento de silos usados para armazenagem pode fazer com que os grãos ...

Prenhez da vaca Viatina-19 FIV rende R$ 3 milhões no leilão Agro Solidário

Foto: Divulgação Os pecuaristas brasileiros deram uma demonstração de solidariedade e contribuíram com ...

Nater Coop anuncia investimento de 8 milhões em novas estruturas de armazém de café no ES

Foto: Divulgação O volume de movimentação chegará a aproximadamente 75 mil sacas por ...

Agronegócio bate recorde de exportações em abril, com US$ 15,24 bilhões

O resultado correspondeu a 49,3% das exportações totais do Brasil Com valor recorde, ...