Perfil do jovem empreendedor brasileiro é tema de pesquisa nacional

Foto: Banco de imagens MMFDH

O Diário Oficial da União (DOU) trouxe, na última semana de setembro, a publicação do Acordo de Cooperação nº 02/2022 entre a Secretaria Nacional da Juventude do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNJ/MMFDH) e a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), cuja assinatura prevê a realização da pesquisa Perfil Jovem Empreendedor Brasileiro, entre os jovens de 15 a 29 anos.

Anúncio

Com dados aprofundados e assertivos, os resultados obtidos na consulta ajudarão a fortalecer as políticas públicas de juventude e as ações de incentivo ao empreendedorismo. Realizada a cada dois anos, a última edição da sondagem recebeu respostas de mais de cinco mil jovens empreendedores.

Em 2020, os dados consideraram as seguintes informações: idade, gênero, renda, escolaridade e o perfil das empresas em relação a segmento, porte, faturamento, número de funcionários, investimento e maturação. Para 2022, a comunicação, tanto da pesquisa quanto dos resultados, será realizada pelo aplicativo ID Jovem e o segmento deve considerar os impactos da pandemia nos negócios.

Anúncio

A secretária nacional da Juventude, Luana Machado, explica que esses dados serão essenciais para a formulação de novas políticas para o empreendedorismo jovem. “Em meio aos acontecimentos relacionados à pandemia da Covid-19, queremos saber os reais impactos econômicos gerados pela crise sanitária, que prejudicou a classe empresarial no mundo todo. Essas novas informações servirão de embasamento técnico e científico para direcionar as políticas públicas de juventude e as ações de incentivo ao empreendedorismo jovem”, afirmou.

Luana ressalta ainda que considera o Programa Horizontes um norteador para a pesquisa, tendo em vista o foco da iniciativa no empreendedorismo de jovens em vulnerabilidade social. “Nosso investimento nos jovens se faz presente em diversas ações, mas o Programa Horizontes busca levar a independência financeira por meio de capacitações e de estratégias que permitam o crescimento do empreendedor jovem. Queremos fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil”, garante.

A gestora da pasta também reforça que, por meio de parcerias, o Programa estabelece políticas públicas e práticas institucionais que incluem os micros e os pequenos empreendedores nas primeiras categorias de estratégias de desenvolvimento do país.

Uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com coordenação da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), o programa oferece capacitação para que os jovens alunos tenham a oportunidade de desenvolver habilidades como criatividade, noções de finanças, vendas, fluxo de caixa, estratégia de comunicação e técnicas de negociação, aptidões necessárias para criar e manter o próprio negócio.

Em caso de iniciativas já existentes, a ideia do programa é oferecer, respeitando a cultura e os valores individuais e coletivos, orientação especializada para que a juventude indígena possa, de maneira independente, alcançar os objetivos financeiros esperados.

A Confederação Nacional de Jovens Empresários é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde o ano 2000 no fomento ao empreendedorismo, ao fortalecimento, à criação e à manutenção de novas empresas – principalmente geridas por jovens -, na articulação e na divulgação de práticas capazes de fortalecer a disseminação de novos e sólidos negócios no Brasil.

Baixe os aplicativos e participe da pesquisa

Para iOS

Para Android 

Fonte: MMFDH

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...

Exportações de café do Brasil somam 36,9 milhões de sacas com queda em volume e alta em receita

Foto: Freepik As exportações de café do Brasil totalizaram 36,868 milhões de sacas ...

Produção animal cresce no Espírito Santo com alta no abate de aves e bovinos em 2025

A produção animal no Espírito Santo apresentou desempenho positivo no terceiro trimestre de ...