Coocafé recebe compradores internacionais de café

Expandir os horizontes da cooperativa, tanto com relação a novas conexões e parcerias, quanto com relação a novos negócios, sempre foi uma questão muito importante para a Coocafé. E no último domingo (13), a cooperatva deu mais um importante passo nessa direção com o Trip to Origin. A ação foi uma iniciativa do Sebrae em parceria com a Apex e a Região das Matas de Minas e permitiu, aos potenciais parceiros internacionais, conhecer a estrutura da cooperativa e entender um pouco mais sobre seu funcionamento.

O diretor presidente da Coocafé, Fernando Romeiro de Cerqueira, conduziu uma breve apresentação acerca do que é a cooperativa, seus princípios e práticas e sobre a relação entre Coocafé seus cooperados, colaboradores e a comunidade. Após a apresentação foi aberto um espaço para perguntas, onde os compradores puderam tirar suas dúvidas e entender mais e melhor sobre o café.

Na sequência foi feito um cupping, onde os compradores conheceram, experimentaram e avaliaram 17 tipos diferentes de cafés produzidos na  região (Matas de Minas e Montanhas do Espírito Santo.).
Em seguida foi feita uma visita ao armazém geral de Lajinha, onde os visitantes viram como é feito o armazenamento e um pouco mais sobre todo o processo que o café passa até ser vendido.

Anúncio

“E hoje aqui, na Coocafé, tivemos uma impressão muito boa e acredito que os compradores da mesma forma, a apresentação foi muito clara sobre o propósito da cooperativa, a forma de atuação e isso é importante para que eles consigam compreender de fato esse desenvolvimento coletivo que a região atua, é importante pra promover os produtores e consequentemente gerar negócios.” , diz Jean Costa, Analista do Sebrae para a região de Manhuaçu.

O saldo para ambos os lados foi extremamente positivo, a troca de experiências e conhecimento foi de grande valor para cooperativa, e teve igual impacto para todas as partes envolvidas.
“minhas primeiras impressões são ótimas, eu estou muito impressionado com o trabalho que os produtores estão fazendo em termos de sustentabilidade e de café de muitíssima qualidade. Esta está sendo uma ótima oportunidade para começar o que pode vir a ser uma relação duradoura”, disse François Justet, Comprador internacional e organizador do Trip to Origin.

Anúncio

Fonte: Coocafé

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...