Inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar é ampliada

Foto: Jcomp/Freepik

Foi publicada nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), a portaria nº 293, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAF/Mapa), que estabelece as condições e os procedimentos gerais para inscrição no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A portaria entra em vigor a partir da data da sua publicação.

Anúncio

Após uma série de encontros técnicos realizados com o objetivo de capacitar as equipes de cadastradores vinculados as entidades da rede de entidades credenciadas para realizar a inscrição no CAF (Rede CAF), verificou-se a necessidade de alterar os regramentos estabelecidos na Portaria SAF/MAPA nº 242, de 8 de novembro de 2021, aprimorando as normas e conceitos por meio de novos dispositivos que visam ampliar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

A principal mudança é a possibilidade de que empreendedores familiares rurais, microempreendedores individuais, microempresários e pequenas empresas também possam se inscrever no CAF, desde que atendam aos requisitos estabelecidos. A inscrição continua vedada para pessoas físicas que sejam proprietárias ou acionistas majoritárias de empresas, bem como para diretor, sócio-gerente, administrador de sociedade empresarial.

Anúncio

O ato normativo também traz mudanças no que diz respeito à inscrição dos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). A nova redação amplia o ingresso desse público específico para obtenção de inscrição no CAF.

Desde 1º de novembro, conforme Portaria nº 174, de 28 de junho de 2022, o CAF é a única ferramenta do agricultor familiar para o acesso às ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar.

O instrumento é utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar, os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas de organização da agricultura familiar.

Fonte: Mapa

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Feira internacional em São Paulo deve reunir líderes do mercado de frutas, verduras, flores e ovos

Foto: Divulgação/The Brazil Conference A cadeia produtiva de frutas, flores, legumes, verduras e ...

Experiência imersiva destaca tradição e sabores do café capixaba em Vitória

Foto: Divulgação/CCVV O Palácio do Café, no Centro de Vitória, será palco de ...

Fogueira gigante e programação cultural movimentam a Festa de São João em Venda Nova do Imigrante

Foto: Divulgação/PMVNI A comunidade de São João de Viçosa, em Venda Nova do ...

Cooperativa investe R$ 12 milhões em filetadora para aumentar produção de tilápias no Espírito Santo

Fotos: Julio Huber/Nova Comunicação Julio Huber A piscicultura capixaba está prestes a viver ...

Projeto no Congresso prevê mudanças no Orçamento e pode alterar recursos para agricultura familiar

Foto: Freepik O Congresso Nacional começou a analisar o Projeto de Lei do ...