Agerh instala estações hidrológicas para previsão sobre eventos extremos

A Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh) adquiriu 20 estações hidrológicas, que monitoram o nível e vazão dos rios e realizam o registro de chuvas. Os equipamentos enviam a cada hora os dados que são registrados a cada 15 minutos para uma base e posterior análise e visualização desses dados, permitindo fazer previsão sobre eventos extremos.

Das 20 estações hidrológicas adquiridas por meio do Programa Águas e Paisagens, 19 já estão instaladas em locais estratégicos de diversos municípios. Uma estação ficará como reserva técnica. Com essas estações será possível realizar um monitoramento constante dos principais rios do Estado, reforçar a rede de monitoramento hidrológico quantitativo de vazão e possibilitar emissão de alertas sobre inundações e secas, além de reforçar a gestão de recursos hídricos.

Anúncio

Para o coordenador de Hidrologia, Informação e Pesquisa da Agerh, Luiz Henrique Aquino, as estações são muito importantes para o fortalecimento dos instrumentos de gestão hídrica no Estado. “As estações contribuem com dados de nível e vazão, informações importantes que permitem o mapeamento da disponibilidade hídrica superficial dos rios. Com essas estações é possível ainda fortalecer as ações da Agerh com o Sistema Alerta! Espírito Santo, aumentando, assim, a capacidade de resposta do Estado aos desastres naturais”, destaca Aquino.

O coordenador explica ainda sobre a escolha dos locais de instalação das estações hidrológicas, que tiveram um investimento de mais de R$ 2 milhões. “Foram priorizadas regiões hidrográficas com déficit hídrico e com baixo índice de monitoramento e seções, que possibilitem futuramente a emissão de alerta para as ações de prevenção e resposta aos eventos extremos”, acrescenta.

Anúncio

O diretor-presidente da Agerh, Fabio Ahnert, destaca os grandes avanços que têm sido realizados para o fortalecimento das ações de gestão hídrica. “O Governo do Estado, por meio da Agerh, têm avançado muito nas ferramentas para a segurança hídrica e está ampliando sua capacidade de gestão de recursos hídricos com investimentos significativos em tecnologias de monitoramento telemétrico e ações capazes de preparar ainda mais o Estado para minimizar os efeitos de eventos hidrológicos extremos que são secas e inundações”, pontua Ahnert.

Municípios com as novas Estações Hidrológicas da Agerh:

Anchieta, Aracruz, Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Colatina, Domingos Martins, Ibitirama, Jaguaré, Linhares, Pancas, Rio Bananal, Santa Maria de Jetibá, São José do Calçado, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Os municípios de Vila Pavão, Castelo, Marechal Floriano e Santa Teresa também têm estações hidrológicas, que foram instaladas anteriormente com recursos próprios da Agerh.

Fonte: Agerh

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

UPL valoriza agricultores que transformam o solo em aliado contra as mudanças climáticas

Falar em mudanças climáticas passa, cada vez mais, pelo chão que sustenta a ...

México lidera compras e se torna o principal destino do café capixaba em 2025

Foto: Freepik País respondeu por cerca de 13% das exportações do Espírito Santo ...

Projeto capixaba entra para o Top 10 do Programa CNA Jovem 2025

O Espírito Santo voltou a ganhar destaque nacional no agronegócio com a seleção ...

Brasil chega a 150 indicações geográficas com reconhecimento de cachaças da Paraíba e de Goiás

Foto: Freepik O Brasil alcançou um marco histórico no sistema de proteção de ...

Brasil alcança 500 novas oportunidades comerciais com exportação de carne bovina para a Guatemala

O governo brasileiro confirmou a abertura do mercado da Guatemala para a exportação ...