Ceasa-ES recebe ação sobre rastreabilidade para fortalecer a segurança dos alimentos

O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria Regional do Consumidor, em parceria com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), a Secretaria de Estado da Agricultura (SEAG), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Vigilância Sanitária (VISA) de Cariacica, e em colaboração com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ), realizarão a “Semana da Rastreabilidade” na Central de Abastecimento do Espírito Santo (CEASA). O evento acontecerá entre os dias 18 e 21 de março, das 7h30 às 10 horas.

O objetivo da semana é orientar produtores e comerciantes sobre a importância da rastreabilidade, enfatizando o papel dos órgãos fiscalizadores nesse contexto. Para a ação foram convidados, para prestarem apoio, diversos outros órgãos como o Procon do Espírito Santo, o Procon Municipal de Cariacica, o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Consumidor (CADC) do MPES, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF), o Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FESCIAT) e as Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais de Vila Velha, Vitória e Serra.

Anúncio

Vale ressaltar que a CEASA desempenha papel fundamental na distribuição da maior parte dos produtos de hortifruticultura para a região metropolitana da Grande Vitória.

Anúncio

Na segunda-feira (18), haverá uma reunião no local, seguida de orientação direta aos produtores e comerciantes sobre a importância e a necessidade de cumprir as normas relacionadas à rastreabilidade, às 7h30 na Ceasa. Nos dias 19 e 20 de março, no período da manhã, equipes dos órgãos participantes vão reforçar as orientações transmitidas no primeiro encontro.

Na quinta feira (21), às 9 horas, no auditório da CEASA, representantes do MPES, SEAG, INCAPER, IDAF, MAPA, SEFAZ e Vigilância Sanitária de Cariacica realizarão uma palestra sobre o tema da rastreabilidade para os produtores que atuam no local.

PORTARIA – O Estado conta desde 2017 com a Portaria da Rastreabilidade. A normativa tem o objetivo de rastrear a produção de frutas e hortaliças produzidas e comercializadas no Estado para identificar todos os elos da cadeia de produção, gerando, ainda, maior segurança dos produtos e qualidade da oferta aos consumidores.

Fonte: MPES

Anúncio

Anúncio

Últimas notícias

Chegou a hora de colher o café conilon no Espírito Santo

O município de Linhares recebeu, na manhã desta terça-feira (14), o evento que ...

CNA realiza etapa do júri popular do Prêmio de cafés especiais torrados

Foto: Luciano Figuerôa Degustação ocorreu na terça (14) no Boulevard Shopping, em Belo ...

Márcio Lopes de Freitas abre o 15º CBC com mensagem inspiradora

Fotos: Reprodução/Sistema OCB Presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas realiza abertura ...

Leilão Agro Solidário venderá prenhezes de vacas premiadas em prol das vítimas do Rio Grande do Sul

Foto: Divulgação Diversos criadores das raças Nelore, Angus, Brahman e Simental juntam-se para ...

Agricultores precisam de R$ 2 bilhões para proteção contra eventos climáticos

Foto: Ricardo Stuckert-PR As tempestades que já deixaram 148 mortos (até esta terça-feira, ...